Números

Na Câmara de Santos, 42% dos testes aplicados para Covid-19 dão positivos

Dos 329 testes rápidos aplicados em servidores, vereadores e assessores, 140 deram positivo. Em razão disso, Legislativo para atividades e só retorna na próxima quarta (12).

04 de agosto de 2020 - 17:51

Da Redação

Compartilhe

Um verdadeiro ‘tsunami’ atingiu a Câmara de Santos hoje.

Dos 329 testes rápidos do Covid-19 aplicados em servidores, vereadores e assessores, 140 deram positivo.

Isso representa um índice de 42%.

Os resultados fazem parte do trabalho realizado pela Vigilância Sanitária de Santos, que realizou desde o início da manhã de hoje testes rápidos do Covid-19.

Deve-se ressaltar que o percentual de acerto destes testes rápidos é baixo.

E assim,  quem já teve contato com o vírus tende a dar positivo, pois o mesmo pode estar no organismo, mas inoperante.

Todos os 142 colaboradores no Legislativo que testaram positivo já se afastaram de suas atividades.

Nos bastidores, seis vereadores também testaram positivo.

Outros três já haviam tido contato com o vírus antes mesmo da realização dos testes de hoje.

A Prefeitura, porém, informa que do total de testes, 189 deram negativo para o novo coronavírus e 69 apontaram a presença de anticorpos IgG (fase de cura), ou seja, as pessoas testadas já tiveram contato com o vírus antes, mas não estão doentes no momento.

De qualquer forma, de um total de 71 pessoas testadas tiveram resultados positivos e apresentaram anticorpos IgM (fase aguda da doença), o que corresponde a 21,5% do total.

Sem sessão presencial

A sessão de hoje, que inicialmente começaria a ser presencial, já fora vetada ontem, após visita da Vigilância Sanitária.

O órgão limitou em 18 o número de pessoas no plenário.

Isso inviabilizaria a presença de todos os vereadores (são 21), sem contar assessores e profissionais da Casa.

Em condições normais, há uma circulação média de pelo menos 50 pessoas em cada sessão.

Em razão do ocorrido, todas as atividades do Legislativo estarão suspensas por sete dias, só retornando na próxima quarta-feira (12).

Ontem, houve sessão virtual, com apenas a Ordem do Dia.

A próxima sessão – com a pauta prevista para ontem – será retomada na próxima quarta-feira, com sessão extraordinária às 18 horas.

 

Nota

Confira a nota da Câmara de Santos:

“A Câmara Municipal de Santos informa que, em razão do elevado número de testes rápidos confirmados para o novo Coronavírus, entre seus servidores e colaboradores, atendendo a recomendação da Vigilância Sanitária, todas as suas atividades serão suspensas por sete dias, retornando na próxima quarta-feira (12).

Nesta terça-feira (4), 329 testes rápidos foram aplicados em servidores e prestadores de serviços, de forma voluntária. Destes, 189 foram testados negativos e 140 foram testados positivos, estando todos em boas condições de saúde.

Desde março, a Câmara Municipal decretou home office aos seus funcionários acima de 60 anos e com comorbidades. Agora, os que foram diagnoticados com o vírus ativo seguirão o tempo de licença de trabalho, conforme definido em seus atestados de afastamento, em acordo aos protocolos vigentes.

Por fim, a Câmara destaca que reforçou todas as medidas de prevenção, como a disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre trabalhadores, aferição de temperatura no acesso às suas dependências e a obrigatoriedade de uso de máscaras”.

 

 

LEIA TAMBÉM: