Foto: Doug Fernandes/PMS

Santos

20 DE AGOSTO DE 2021

Nevoeiro cobre cidade de Santos e temperaturas devem subir nos próximos dias

Não há previsão do fenômeno nos próximos dias, que terão temperaturas mais altas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um nevoeiro marítimo, também conhecido por “nevoeiro por advecção”, cobriu a cidade de Santos durante os últimos dias.

O fenômeno é resultado da ação de uma massa de ar quente sobre o mar, dificultando a visibilidade em diversos pontos da Cidade. Não há previsão do fenômeno nos próximos dias, que terão temperaturas mais altas.

“Para ser considerado nevoeiro, nós convencionamos visibilidade menor do que mil metros. Hoje com certeza estava com visibilidade mínima, até inferior a 100m.

Quando a visibilidade ultrapassa os mil metros, chamamos de névoa”, explica o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol.

Franco também explica que o nevoeiro ocorreu em razão da elevação das temperaturas na terça-feira (17).

“Na segunda, o dia foi chuvoso e com temperaturas baixas, mas a partir de terça-feira começou a esquentar pela chegada de uma outra massa de ar quente e úmida. Quando ela entra em contato com a parcela de ar que fica mais junto do mar e com a água fria, causa condensação do vapor da água. A massa de ar se torna líquida em pequenas gotículas que formam uma nuvem”.

“Então o nevoeiro nada mais é do que uma nuvem que se forma na superfície. Esse fenômeno acaba afetando as cidades e regiões litorâneas, embora a parte mais forte do nevoeiro seja sobre o mar”, completa.

A condição de nevoeiro foi mais persistente na quarta-feira (18), durante boa parte da manhã.

Durante a quinta (19), o fenômeno foi mais fraco, retornando com força na sexta-feira (20), porém se dissipou rapidamente, antes das 8h.

O fenômeno também pode prejudicar serviços como a travessia de balsas e o trânsito, pela baixa visibilidade.

Os próximos dias terão temperaturas acima da média para essa época do ano e as condições não estarão favoráveis para a formação de novos nevoeiros.

Não há previsão de picos de maré elevada de forma anormal ou agitação marítima significativa. Também não há previsão de chuvas, com probabilidade de apenas 30% no sábado e domingo e 20% na segunda.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.