No primeiro dia do drive thru, 2% dos testes dão resultado positivo | Boqnews

Covid19

13 DE MAIO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

No primeiro dia do drive thru, 2% dos testes dão resultado positivo

Se confirmada a presença do vírus, a pessoa é encaminhada para a coleta de secreções das mucosas nasal e oral, feita por haste de plástico chamada swab.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No primeiro dia de funcionamento do centro de testagem da covid-19 em formato drive thru, 1.284 pessoas que relataram sintomas comuns à doença causada pelo novo coronavírus passaram pelo teste rápido.

Destas, 25 obtiveram resultado positivo e fizeram coleta para RT-PCR, exame laboratorial considerado ‘padrão ouro’, cujo laudo, que leva cerca de três dias úteis, é considerado de alta confiabilidade e usado como dado oficial.

O atendimento no centro de testagem, com acesso por carro ou moto, continua até sexta-feira (15), das 8h às 14h, na área externa do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206).

Logo nas primeiras horas da manhã, uma extensa fila dupla se formou na entrada do empreendimento, seguindo pela Avenida Ana Costa.

 

Logo nas primeiras horas da manhã, uma extensa fila de carros se formou por pessoas que queriam ser testadas. Foto: Nando Santos

 

O serviço é destinado apenas a pessoas que apresentam sintomas de covid-19 – cerca de 8,7 mil testes rápidos ainda estão disponíveis. Os sintomas mais comuns são febre, coriza, dor de garganta, tosse, cansaço, dificuldade para respirar e perda de paladar e olfato.

A cabeleireira Roseli Queiroz de Almeida foi levada pelo filho Rafael até o centro de testagem.

Há cerca de duas semanas, ela apresenta sintomas de gripe.

Chegou a ser consultada em um pronto-socorro, onde recebeu instruções e indicação para tomar remédios.

No entanto, não havia feito exame para testar a covid-19.

O teste rápido de Roseli, realizado no centro de testagem, deu positivo 15 minutos após a coleta da gotinha de sangue do dedo anelar. Na sequência, ela foi encaminhada para a coleta de secreção das vias nasal e oral, necessárias para a análise laboratorial do exame RT-PCR.

“Já seguimos as recomendações de isolamento em casa, mas vi a oportunidade de tirar aqui a minha dúvida em relação ao diagnóstico”, diz Roseli. O exame do filho deu resultado negativo.

 

Testagem em massa

O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, destaca dois fatores em relação à importância dessa testagem em massa em sistema drive thru.

“Proporcionamos à pessoa a realização do teste em condição segura, dentro do seu carro, preservando o distanciamento social. Outra questão é a oportunidade que temos de fazer uma leitura mais ampla do total de infectados pela covid-19 em Santos”.

A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras, complementa que a testagem proporcionará “mais conhecimento sobre as pessoas mais suscetíveis à doença e, dessa forma, auxiliará no desenvolvimento de estratégias de combate ao novo coronavírus”.

O centro de testagem da covid-19, montado pela Prefeitura de Santos sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem apoio do Grupo Mendes e da empresa T-Grão Cargo. Cerca de 100 profissionais de saúde estão envolvidos na ação.

 

Fluxo

 

Ao chegar à entrada do Mendes Convention, o munícipe de carro ou moto será cadastrado e deverá apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Em seguida, a equipe irá medir a temperatura (por termômetro de testa) e a oxigenação no sangue (oxímetro). Também haverá entrevista de avaliação, sem sair do veículo.

Se estiver dentro dos critérios, será encaminhado para o teste rápido, feito com coleta de sangue a partir de pequeno furo no dedo. O resultado fica pronto em 15 minutos.

Se confirmada a presença do vírus, a pessoa é encaminhada para a coleta de secreções das mucosas nasal e oral, feita por haste de plástico chamada swab.

As análises das amostras são feitas por testes moleculares de alta precisão e confiabilidade. O resultado deste teste fica pronto em até três dias úteis e será informado pela policlínica do bairro onde mora o munícipe.

As pessoas com suspeita da doença serão orientadas a cumprir o isolamento domiciliar ou poderão ser encaminhadas para internação, caso preciso.

 

Policlínicas e UPAs

Todos os pacientes com sintomas da covid-19 que vão às policlínicas e centros de triagem das unidades de pronto atendimento (UPA Central, UPA da Zona Noroeste e Pronto-Socorro Provisório da Zona Leste) têm as amostras coletadas para análise RT-PCR. A necessidade do exame é definida após avaliação médica.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.