Porto de Santos

Nova empresa no Porto de Santos vai investir R$ 220 milhões

O consórcio Hidrovias do Brasil vai operar o terminal STS20, a cerimônia de assinatura na Codesp contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas

29 de janeiro de 2020 - 17:43

João Pedro Bezerra

Da Redação

Compartilhe

A assinatura de concessão do terminal ST20, no Porto de Santos, com a empresa Hidrovias do Brasil S/A  aconteceu nesta tarde (29) no auditório da Codesp.

A cerimônia teve a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Segundo, o ministro o processo de concessão é fundamental para a eficiência do Porto.

Tarcísio Gomes de Freitas destacou o trabalho do governo federal em relação a parte fiscal. Além disso, ele ressaltou que a privatização do terminal é parte da modernização do Brasil em relação as obras e grandes estruturas.

“Serão R$ 219,25 milhões investidos em melhorias, como construção de novos e modernos armazéns e dragagem de aprofundamentos de berços, com reforço de cais, o que possibilitará a atracação de embarcações”

O Contrato

 

A Hidrovias do Brasil foi o consórcio vencedor do leilão que aconteceu em agosto de 2019. A empresa terá um contrato de 25 anos e vai operar em uma área de mais de 29 mil metros destinada à movimentação de fertilizantes e sal.

O diretor da empresa Renê Pinto da Silva esteve presente e falou com a imprensa; entre os investimentos previstos no terminal, estão:

  • obras de demolição e de construção de armazéns
  • reforço do cais público
  • dragagem de aprofundamento
  • instalação de balanças rodoviárias
  • derrocamento de berço de atracação
  • aquisição de equipamentos para descarregamento de navios e para transporte de fertlizantes

Para o diretor/presidente da Codesp, Casemiro Tércio Carvalho. O Porto está em uma nova fase, ganhando mais credibilidade para trazer fundos de infraestruturas e com isso geração de empregos.

 

O Outro Lado

 

Antes da coletiva de imprensa. O vereador e ex-presidente do sindicato Settaport, Chico Nogueira (PT) entregou um documento  para o ministro Tarcísio Gomes de Freitas com reivindicações sobre o futuro e o trabalho realizado no Porto de Santos.

A questão ambiental é uma das maiores preocupações do vereador. Isso porque os fertilizantes podem causar problemas de saúde na população; já que o terminal fica na região do Macuco próxima a área urbana

Outra situação é o futuro dos trabalhadores que podem perder o emprego.

A equipe de reportagem do Boqnews obteve acesso ao documento entregue para o ministro. Confira

 

 

 

 

 

 

LEIA TAMBÉM: