Nova vacina contra meningite será aplicada nas policlínicas de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

28 DE ABRIL DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Nova vacina contra meningite será aplicada nas policlínicas de Santos

Vacina deve ser dada como reforço aos adolescentes entre os 11 e 12 anos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura de Santos recebeu o primeiro lote da vacina meningocócica ACWY e, a partir desta terça-feira (28), as doses estarão disponíveis em 31 policlínicas da Cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A vacina é destinada aos adolescentes. As doses foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, que as repassou ao Estado e este, ao município.

A vacina protege contra meningites e infecções generalizadas provocadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y e deve ser dada como reforço aos adolescentes entre os 11 e 12 anos, de acordo com o Ministério da Saúde que, após a inclusão dessa nova vacina, antes apenas disponível na rede particular, atualizou o calendário de imunizações.

A vacina meningocócica C permanece, porém somente para as crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade, podendo ser administrada até 4 anos, caso o esquema de imunização da criança não esteja completo. Já o reforço aos pré-adolescentes, antes feito com a meningocócica C, passa a ser realizado com a meningocócica ACWY.

A vacina também estará disponível para quem não tomou a meningocócica C na infância (desde que tenha entre 11 e 12 anos de idade). Adolescentes que estejam com doenças agudas febris moderadas ou graves não devem tomar a vacina, que pode ser aplicada após a recuperação. Resfriados ou quadros de menor gravidade não impedem a vacinação.

“Essa vacina é muito importante para prevenir infecções pela bactéria meningococo. Algumas pessoas são assintomáticas, ou seja, transmitem a bactéria sem apresentar sintoma. Já outras desenvolvem um quadro de doença meningocócica grave, que pode levar à morte”, atesta Fábio Ferraz, secretário de Saúde de Santos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.