Novas medidas ampliam cuidados com arborização | Boqnews
Foto: Isabela Carrari

Meio Ambiente

24 DE SETEMBRO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Novas medidas ampliam cuidados com arborização

Os bairros com maior necessidade de poda são Pompeia, Campo Grande, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e Ponta da Praia

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura lançou nesta segunda-feira (24) um pacote de medidas para melhorar o serviço de poda e ampliar os meios de controle da arborização pública.

No que diz respeito ao corte planejado da vegetação, o serviço será ampliado com a meta de reduzir em 30% o prazo de atendimento em um ano.

Atualmente, o tempo médio da programação é de 241 dias. Assim, a expectativa é de diminuir para 170 até 21 de setembro de 2019.

Para 2020, a expectativa é de diminuir o prazo pela metade (120), conforme o anúncio nesta segunda-feira (24) na Sala de Situação, do Paço Municipal, feito pelas autoridades municipais e com participação de vereadores.

“O número de podas deve alcançar 35 mil em 21 de setembro de 2019. Um crescimento de 40% se comparado a este ano que deve fechar em 25 mil”, explica o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Assim, em oito meses de trabalho, são mais de 17 mil podas executadas na Cidade.

No entanto, em 2017, foram 20 mil. No município de São Bernardo, por exemplo, o prazo é de 300 dias, sendo considerado rápido.

Desta forma, o serviço é essencial para melhorar a iluminação nas vias públicas e garantir mais segurança à população.

Mais funcionários

A quantidade de equipe dobra e o trabalho passa a ser executado com 20 pessoas. O que incluiu podadores, ajudantes, trituradores e motoristas dos caminhões-cesto.

Os bairros com maior necessidade de poda são Pompeia, Campo Grande, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e Ponta da Praia.

E as ruas que mais requerem o serviço são Liberdade, Silva Jardim, Euclides da Cunha, Nabuco de Araújo, canais, Torres Homem e Eleanor Roosevelt.

O serviço é executado por funcionários da empresa Fortnort. Sendo supervisionados pela Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa).

Planejamento e Segurança

Antes de qualquer corte, as árvores são vistoriadas por um dos três engenheiros agrônomos que percorrem a Cidade diariamente. Na avaliação, levam em conta se há pragas e doenças no vegetal, a espécie, tipo de poda para executar. Além da ocorrência de interferências urbanas (fios de alta tensão, por exemplo).

É preciso reservar vaga do local para que não haja veículos. Entretanto, se necessário, solicitar à CPFL proteção às equipes ao contato com fios de alta tensão.

Segundo levantamento da Secretaria de Meio Ambiente, Santos tem cerca de 36 mil árvores, na maioria saboneteiras, chapéus-de-sol e ingás.

Contudo, esta última espécie vem sendo substituída por ipês, mais adequados à condição urbana.

Nova tecnologia agiliza gestão do serviço

Para agilizar e melhorar a gestão de poda e de outros serviços, a Ouvidoria Transparência e Controle lançou, nesta segunda (24), a plataforma Monitora Santos, nova ferramenta tecnológica integrada ao SigSantos.

A plataforma disponibiliza à equipe de gestão e a munícipes os mapas de poda, dos serviços da Ouvidoria e das zeladorias.

Assim, o objetivo é auxiliar o gestor na tomada de decisão e garantir a transparência das informações à população.

Todos os serviços relacionados são registrados, com programação, estatísticas e relatórios analíticos de simples compreensão. Pelo endereço eletrônico https://bit.ly/2xlXM5F ou https://egov.santos.sp.gov.br/santosmapeada/ServicosPublicos/ArborizacaoPublica/MapaArborizacaoPublica/ qualquer pessoa pode ter acesso e fazer pesquisas, a partir do cruzamento de várias informações: ano, tipo de serviço, cidade, bairros e ruas.

Contudo, no caso das podas, todas elas são calculadas em tempo real, com registro de realização e prazos de execução.

“Isso permite uma avaliação estratégica para trabalhar na redução de tempo da programação”, comenta a secretária de Serviços Públicos, Fabiana Ramos Garcia Pires.

Maior rigor na remoção

Também nesta segunda-feira (24) foi assinada ordem de serviço determinando que todos os pedidos de remoção de árvores em áreas públicas e privadas tenham a autorização da Secretaria de Meio Ambiente.

Neste ano, já foram plantadas 800 árvores, sendo 70% na Zona Noroeste. O restante na Ponta da Praia e Campo Grande. Até o final do ano, a previsão é de mais 1.000 plantios. Esse trabalho é fruto de compensações ambientais, além de acréscimos para melhoria paisagística.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.