Novo espaço do Procon vai agilizar as audiências de conciliação em Santos | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/PMS

Cidades

13 DE AGOSTO DE 2022

Novo espaço do Procon vai agilizar as audiências de conciliação em Santos

Com novo equipamento, Procon-Santos poderá aumentar a demanda em 30%

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os santistas terão, a partir de agora, um local para solucionar questões jurídicas de forma ainda mais ágil. Isso porque a Cidade inaugurou a Sala de Audiência do Procon, uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

Localizada no Posto de Atendimento avançado do Procon (Rua Barão de Paranapiacaba, 28, Encruzilhada), a sala agilizará as audiências de conciliação realizadas no local. Somente em junho de 2022, o Procon-Santos atendeu 1.240 consumidores.

Atualmente, o Munícipio realiza, em média, 200 audiências mensais para tentativa de conciliação, entre os formatos presencial e virtual. Estima-se que, com o novo equipamento, o Procon-Santos poderá aumentar a demanda em 30%, passando para 260 audiências.

A ampliação do atendimento, que vai desde a reclamação do consumidor até a audiência para tentativa de conciliação, só foi possível após capacitação de funcionários e estagiários do curso de Direito da Unimes, realizada no Procon-São Paulo. As audiências na Sala de Conciliação também terão suporte dos servidores do Procon-Santos.

Para o prefeito Rogério Santos, o novo equipamento demonstra o pioneirismo da Cidade no âmbito jurídico. “Santos está entre as cidades pioneiras do País neste tipo de serviço. Com a nova sala, teremos uma base importante na formação dos alunos e, principalmente, no  atendimento à população”, destacou o chefe do Executivo santista, ressaltando o convênio com a Unimes que existe desde 2016.

Também presente ao evento, o diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira, destacou a ampliação do suporte aos consumidores santistas. “É um grande avanço para a Cidade, pois as audiências terão uma dinâmica maior a partir de agora, possibilitando respostas mais rápidas à comunidade. Teremos atendimento diário e, em médio prazo, passaremos de uma para três audiências semanais”, afirmou.

Em 2021, o Procon-Santos realizou, no Poupatempo, mais de 14 mil atendimentos à população, com média de 1.200 por mês. Além disso, o órgão conseguiu reduzir o espaço entre as audiências de uma hora para 30 minutos.

A Sala de Conciliação fica localizada no Posto avançado do Procon-Santos, na Rua Barão de Paranapiacaba, 28, na Encruzilhada. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As audiências para tentativa de conciliação são realizadas às sextas-feiras, das 9h às 13h.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.