Novo Mercado de Peixes pode ser inaugurado em julho | Boqnews
Foto: João Pedro Bezerra

Santos

26 DE JUNHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Novo Mercado de Peixes pode ser inaugurado em julho

Com obras finalizadas, falta pouco para o local ser inaugurado; ao todo serão 20 boxes e um restaurante

Por: João Pedro Bezerra
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O novo Mercado de Peixes em Santos está com a obra concluída desde abril. No entanto, por conta da pandemia do coronavírus, o local ainda não foi inaugurado. Vale ressaltar que o espaço é fechado e climatizado, um risco para a proliferação da Covid-19.

Segundo a Prefeitura, existe a possibilidade da inauguração ser em julho, sempre havendo o diálogo com os permissionários que já estão se preparando para a mudança. Ao todo, serão 20 boxes em uma área de 20 mil m² na Avenida Governador Mário Covas, além do estacionamento com 40 vagas. A obra do novo Mercado foi custeada pela iniciativa privada (grupo Mendes), dentro do projeto Nova Ponta da Praia.

Expectativa

Os permissionários estão otimistas. Todos os 15 boxes que contemplam o atual mercado serão transferidos. De acordo Alexandre Reginaldo, responsável pela Peixaria Canaã, a mudança irá atrair mais clientes. “Temos uma boa perspectiva de melhorias, ainda mais com os novos empreendimentos na Ponta da Praia. Será positivo para nós”.

Para Augusto César, dono da Peixaria Dom Augusto Pescados, a expectativa também é boa, principalmente, porque 2019 foi um ano de perdas para o setor. Além disso, ele frisou a importância de segurança aos funcionários e clientes.

Os outros cinco boxes no novo estabelecimento, foram direcionados aos trabalhadores da Rua do Peixe, que também fica próxima ao local.
Zelaine dos Santos, que tem um boxe no tradicional ponto da Cidade, ressaltou que o novo espaço resolverá antigos problemas. “Como o ambiente é fechado, não teremos mais problemas com dias de chuva, quando acabamos perdendo clientes. O Mercado dará mais conforto. Dessa forma, os clientes poderão ficar mais à vontade”.

Pandemia

A pandemia do novo coronavírus trouxe impactos tanto no atual Mercado, como na Rua do Peixe. Os primeiros dias da quarentena foram os mais difíceis para os trabalhadores, pois muitos fregueses não saíram às ruas. A situação melhorou no feriado de Páscoa, onde milhares de pessoas foram ao local, causando repercussão nacional.

Como o setor de pescados é um serviço essencial que a população precisa (alimentação), o prejuízo não foi tão grande em relação a outros comércios.

Uma das soluções foi o atendimento pelo delivery, como destacou os permissionários, Edivaldo Nogueira e Arnor Miguel Batista.

Segundo eles, os pedidos foram fundamentais para continuar as vendas, sobretudo visando as pessoas mais idosas que estão no grupo de risco e devem evitar sair de casa neste momento. O faturamento tende a aumentar, por conta do fim do período de defeso do camarão.

Restaurante

O novo Mercado de Peixes terá uma grande novidade, além dos 20 boxes, onde as pessoas poderão comprar diferentes tipos de pescado, haverá também um restaurante.
Dário Costa, que atualmente faz parte do reality show Mestre do Sabor, da TV Globo, e ex-participante do Master Chef Profissionais da TV Bandeirantes na temporada de 2016, será responsável pelo restaurante ‘Paru’, que ficará na parte interna do espaço. O chef venceu a licitação aberta pela Prefeitura para explorar comercialmente o espaço. Assim, o restaurante será totalmente voltado a gastronomia de comidas de fruto do mar.

Uma das curiosidades é que a cozinha é aberta, proporcionando que o cliente veja todo o preparo das refeições. O restaurante ficará no piso superior do empreendimento, em frente ao futuro centro de convenções.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.