Novo Quebra-Mar tem obras iniciadas | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

07 DE JULHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Novo Quebra-Mar tem obras iniciadas

Obra será custeada pela iniciativa privada

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As obras de implantação do projeto Novo Quebra-Mar, no Parque Roberto Mário Santini, na praia do José Menino, foram iniciadas nesta segunda-feira (6) com o fechamento de todo o espaço. Tapumes e cerquites (telas) estão sendo instalados na fachada da área, junto ao calçadão da orla, e nas duas laterais.

As intervenções têm o objetivo de repaginar a área com novas opções de lazer, prática de esportes e eventos olímpicos. Cerca de 60 trabalhadores estão dedicados à primeira etapa de obras, incluindo retirada de bancos e desmontagem do playground infantil. “Temos que fechar tudo por questão de segurança, para evitar o trânsito de pessoas, e já vamos começar com algumas demolições”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Júlio Eduardo dos Santos. A duração de toda a obra tem previsão de 180 dias.

O fechamento do parque começou pela área da atual pista de patinação. Primeiro, foi necessário tirar o guarda-corpo para que os tapumes pudessem ser instalados. “Serão várias frentes de trabalho, além de pessoal das empresas contratadas para construir as atrações. Ao mesmo tempo, o canteiro de obras já está sendo montado e estamos verificando o paisagismo, que será alterado”.

A arquiteta e coordenadora do projeto, Veridiana Nobre, explicou que haverá apenas dois portões laterais no parque para acesso por parte da Guarda Municipal e Polícia Militar. “De resto, a entrada estará completamente proibida”. O trecho da ciclovia em frente não será afetado.

Os bancos espalhados pela área já estão sendo removidos. Segundo Veridiana, os quatro novos existentes na atual pista de patinação serão reaproveitados pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e reinstalados na orla da praia.

Outra Etapa

Outra etapa em andamento é a remoção do piso emborrachado do playground infantil. Paraciclos e lixeiras também estão sendo retirados.

Todo o parque deverá estar fechado entre dois e três dias, segundo o coordenador de engenharia da obra, Márcio Brites. Depois desta etapa, serão iniciadas demolições das pistas já existentes, de patinação e skate, canteiros de jardim, muretas e painéis. Em seguida, o terreno passará por limpeza, remoção e replantio de mudas e construção dos novos equipamentos.

“Estamos também com uma equipe de topografia fazendo levantamentos para analisar toda a parte de declividade do terreno, explicou Brites, observando que etapas mais avançadas como a implantação da parede de escalada e das pistas de pump track, por exemplo, serão mais demoradas.

A obra será custeada pela iniciativa privada com recursos provenientes de contrapartida exigida à empresa Valoriza Energia SPE, que pretende instalar uma Unidade de Recuperação de Energia (URE) em terreno particular na Área Continental de Santos, onde hoje já funciona um aterro sanitário. A viabilidade do empreendimento e a autorização municipal para funcionamento dependerão das aprovações dos órgãos ambientais e cumprimento das legislações vigentes.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.