Número de casos de dengue na Baixada Santista preocupam | Boqnews
Foto: Arquivo / Agência Brasil

Saúde

21 DE JUNHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Número de casos de dengue na Baixada Santista preocupam

Enquanto Santos registra menos casos de dengue em 2020, Cubatão e São Vicente vão na contramão e aumentam infectados

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Brasil registrou 802 mil casos de dengue até junho de 2020, segundo o boletim epidemiolígico do Ministério da Saúde, publicado no último dia 9. As notificações, segundo a pasta, são entre as Semanas Epidemiolígicas 1 e 22, e os dados podem ser consultados no Sinan Online.

Ao todo, morreram 357 pessoas e 258 permanecem sob investigação. São Paulo foi o estado mais afetado pela dengue no Sudeste, segundo o boletim.

A faixa etária mais afetada foi a de 60 anos ou mais, que registrou 210 óbitos (58,8% dos casos). Observa-se uma distribuição semelhante em ambos os sexos. Destaca-se, no entanto, que a taxa de letalidade por dengue foi maior entre os idosos a partir dos 60 anos e, dentro dessa categoria, os mais acometidos foram aqueles com 80 anos ou mais.

Questionado se o número de infectados pela dengue preocupa o Ministério da Saúde, a pasta não se posicionou até a publicação da Reportagem.

 

Lugares mais atingidos

Até a semana 22, a região do Centro-Oeste apresentou a maior incidência com 967,3 casos/100 mil habitantes.

O Sudeste, por sua vez, apontou 317,1 casos/100 mil habitantes. Neste cenário, destacam-se os estados do Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal com incidências acima da incidência do Brasil, que hoje se encontra com 381,6 casos por 100 mil habitantes.

O estudo aponta que até a semana 11, a curva epidêmica dos casos prováveis no ano corrente ultrapassa o número de casos do mesmo período para o ano de 2019. No entanto, apenas na semana 12 há indícios de queda no número de casos prováveis em relação a 2019.

Na visão do Ministério, o cenário pode ser atribuído a necessidade de mudanças de ações das equipes de vigilância epidemiológica estaduais que estão realizando diante do enfrentamento da emergência da pandemia do coronavírus (Covid-19), que hoje já registrou mais de 960 mil infectados pelo vírus.

 

Cidades em alta

Enquanto o país registra números altos de dengue, a Baixada Santista apresenta redução, de forma geral, nas cidades, exceto em Cubatão, onde os casos de dengue aumentaram exponencialmente, passando de 6 até a primeira quinzena de junho do ano passado para 418 no mesmo período. Ou seja, um aumento de 597%. Não houve mortes pela doença neste ano.

São Vicente também registrou aumento no número de contaminados.

No ano passado, o município registrou 34 infectados até o final do maio. Já no mesmo período de 2020, foram 71 novos casos, um aumento de 109%.

Peruíbe foi outra cidade que também contabilizou uma alta nos infectados. Em 2019, foram 96 casos positivos, contra 150 neste ano, entre os meses de janeiro a junho. Aumento de 56%.

Em contrapartida

Enquanto os dados crescem nestas três cidades da Baixada, em Santos houve uma redução no número infectados. Foram 153 casos no ano passado, e 68 este ano, entre janeiro e maio.

A Prefeitura ainda não contabilizou o total de contaminados em junho. Em Guarujá, houve uma queda de 33,5% nos números contabilizados. 151 casos foram notificados neste ano, enquanto no mesmo período de janeiro a junho do ano passado, 227 pessoas foram contaminadas pelo Aedes.

Praia Grande foi a segunda cidade da Baixada Santista que houve a maior redução no número de pessoas contaminadas, passando de 141 casos em 2019, para apenas 13 neste ano.

Uma redução, nesta situação de 91%. Mongaguá encabeça a lista da região que menos obtiveram registros de casos de dengue este ano no litoral. Ao todo, foram notificados 109 casos, sendo apenas 12 positivados, enquanto em 2019, 482 notificações foram feitas, tendo 337 confirmadas.

Por fim, Bertioga teve uma redução de 7 casos, passando de 39 em 2019 para 32 neste ano.

Procurada, a Prefeitura de Itanhaém não respondeu até o fechamento da reportagem.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.