NUTECMAR utiliza materiais sustentáveis em contribuição com o meio ambiente | Boqnews

Cidades

01 DE JUNHO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

NUTECMAR utiliza materiais sustentáveis em contribuição com o meio ambiente

Além de promover cursos que incentivam o uso de fontes energéticas sustentáveis, participar de ações ambientais como o Dive Clean – iniciativa que atua na retirada de redes e outros petrechos de pesca perdidos no fundo do mar e que implicam em risco aos seres marinhos – e abolir o uso de papel, usando material […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Além de promover cursos que incentivam o uso de fontes energéticas sustentáveis, participar de ações ambientais como o Dive Clean – iniciativa que atua na retirada de redes e outros petrechos de pesca perdidos no fundo do mar e que implicam em risco aos seres marinhos – e abolir o uso de papel, usando material didático apenas em formato digital, o Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) dá sua parcela de contribuição ao meio ambiente também em sua sede. O mobiliário do Núcleo é totalmente feito com materiais reciclados e renováveis.


A mesa da recepção da escola é constituída por uma placa de resíduos de cascas de coco e dendê. Os pés da mesa, assim como as cortinas da sala, são feitos de bambu, um recurso de baixo custo e totalmente renovável.Trocando em miúdos, ao ser cortado, o bambu cresce novamente com facilidade, segue seqüestrando carbono da atmosfera e é abundante no Brasil. A Colômbia, nosso país vizinho, hoje é referência mundial em arquitetura e construção sustentável com o uso dessa planta.


No laboratório, a mesa que abriga os simuladores de navegação e e os equipamentos de robótica subaquática é feita com restos de corte de madeira Teca, certificada com o selo internacional Forest Stewardship Certification (FSC). Seus procedimentos de gestão e controle ambiental atendem às exigências da norma ISO14001, com respeito ao meio ambiente, responsabilidade social e viabilidade econômica.


Entre os artigos reciclados que compõem o suporte do tanque de teste de equipamentos, estão tambores de ferro e páletes reaproveitados de um ferro-velho. A mesa de projeção de data show também é reutilizada, pois é uma antiga mesa de convés de veleiro.


Na sala de aula também foram reaproveitadas as estantes de madeira da biblioteca, assim como as cadeiras universitárias – descartadas por uma escola de mergulho de São Paulo. Já a mesa do professor conta com um tampo de vidro que foi parte de um box de banheiro, também adquirido em depósito de materiais usados.


Para um dos sócios-diretores do NUTECMAR, Eduardo Meurer, é fundamental pensar na preservação do meio ambiente. “Entendo que, a cada bem adquirido ou produto novo comprado, são retirados recursos da natureza, gerando igualmente impactos ambientais negativos durante os processos de extração de matérias-primas, fabricação e transporte. Por isso adotamos esta postura de obter apenas materiais de reuso e ou sustentáveis”, ressalta.


Meurer destaca ainda a economia com a aquisição de algum desses materiais. “Muitos dos materiais de reuso tiveram custos baixíssimos. Isso é bom para o empresário e melhor ainda para toda a sociedade, pois contribui para a preservação do meio ambiente”, finaliza.


Nutecmar
O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão de obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.