Segunda mais antiga do Estado, OAB Santos completa 88 anos nesta sexta (26) | Boqnews

Homenagem

25 DE MARÇO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Segunda mais antiga do Estado, OAB Santos completa 88 anos nesta sexta (26)

A advogada Tânia Machado de Sá fala da atuação da OAB Santos, a segunda mais antiga do Estado. Ao todo, são cerca de 8.400 advogados atuantes na Cidade.

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

Segunda seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil mais antiga em atividade, a entidade de Santos completa 88 anos de existência nesta sexta (26).

Fundada por advogados que pretendiam fortalecer a categoria, seu primeiro presidente foi Waldomiro Silveira, que hoje empresta nome a uma rua do bairro do Boqueirão, em Santos, em um das regiões mais valorizadas do Município.

Assim, nestas últimas décadas, não é possível dissociar  o nome da OAB Santos  ao da advogada Tânia Machado de Sá.

Ela já ocupou os mais variados cargos à frente da diretoria da ordem em cinco gestões neste século.

Foi tesoureira (2001/2003), secretária (2004/2006 e 2007/2009), e secretária geral (2013/2015 e 2019/2021), função que ocupa até hoje.

Ou seja, apenas de forma eletiva, são 15 anos dedicados à instituição, que hoje abriga cerca de 70 funcionários entre fixos e terceirizados.

“Tenho muito orgulho de ser advogada e integrar esta magnífica diretoria”, ressaltou a advogada. “Meu partido é a OAB”, resume.

 

Tradicional Casa Amarela, onde funcionou o primeiro curso de Direito de Santos, e um dos pioneiros no Pais, que completa 70 anos em agosto.

 

A profissional  também é professora do curso de Direito da Universidade Católica de Santos, que, aliás, completa 70 anos em agosto.

Faculdade, inclusive, que originou a própria universidade, por meio da criação da Sociedade Visconde de São Leopoldo.

Pioneirismo

A advogada – uma das primeiras mulheres “a usar calça comprida na faculdade de Direito e no Fórum de Santos, no início dos anos 70” – participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias, apresentado pelo jornalista Francisco La Scala Jr.

Tânia falou das conquistas que a categoria obteve ao longo de sua existência, seja na criação da primeira faculdade de Direito, seja em lutas históricas, como no impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor em 1992.

 

Categoria

Somente em Santos, são cerca de 8.400 advogados atuantes.

“Fomos pioneiros em vários serviços oferecidos à categoria”, enfatiza.

Ela cita exemplos como a informatização digital dos processos, iniciada em 2013; os escritórios compartilhados e, desde o ano passado, as videoaudiências.

“São salas com recursos audiovisuais para os advogados participarem de audiências, mas que não dispõem de condições de fazê-las”, acrescenta.

A profissional também analisou a decisão, por 3 votos a 2, do STF – Supremo Tribunal Federal em relação à suspeição em relação ao ex-juiz Sergio Moro em relação às denúncias contra o ex-presidente Lula.

“Esta decisão marcou a dificuldade do Supremo de falar como uma única voz. Acho que eles (ministros) têm que sentar e recuperar a confiança da população”, enfatizou, ressaltando que falava como cidadã – e não como diretora da OAB.

Confira o programa completo, que contou também com a presença da secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honain.

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.