Obra de drenagem na orla do José Menino, em Santos, segue em ritmo acelerado | Boqnews
Foto: Divulgação

Cidades

10 DE MARÇO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Obra de drenagem na orla do José Menino, em Santos, segue em ritmo acelerado

No total, são 75 aduelas para garantir fluxo contínuo e eficiente das águas pluviais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Já estão prontas e assentadas na pista da Avenida Presidente Wilson, sentido Gonzaga, as 46 aduelas da Fase 1 da etapa final da reestruturação do sistema de drenagem do Morro do José Menino. Com as intervenções, as águas pluviais procedentes do morro serão lançadas no canal zero, localizado nas proximidades da divisa com São Vicente.

No total, os 75 dispositivos (galerias em concreto armado) têm como principal função garantir o fluxo contínuo e eficiente das águas pluviais para o sistema de drenagem.

Desse modo, ajudando a reduzir o risco de alagamentos.

Nove aduelas e um poço de visita para facilitar as vistorias e a limpeza da rede já estão assentados na calçada e parte da faixa de areia, no trecho entre o canal zero e a Presidente Wilson.

Foto: Divulgação

“Também já estão instalados outras 36 junto aos prédios do lado da praia, e um outro poço de visita na extremidade da nova tubulação assentada sob a avenida, no ponto de intersecção com a rede que atravessará a pista para se interligar com o sistema já existente no morro”, explicou o engenheiro civil Rodrigo Monteiro Alves Corrêa, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras. O pavimento nesse trecho já concluído deve ser asfaltado ainda este mês.

Uma aduela da tubulação a ser assentada transversalmente sob a Presidente Wilson também já está pronta. Esse trecho ainda contará com outras 29, além de um poço de visita na intersecção com a rede procedente do morro, esta concluída em abril do ano passado.  A fase 1 das obras deverá ter conclusão até junho.

Com previsão de conclusão em cerca de um mês, dependendo das condições do tempo, a Fase 2 envolve o assentamento de tubulação e de 30 aduelas, uma das quais já concluída. Nessa fase, os veículos circularão em duas pistas da via, nos dois sentidos.

Na 3ª – e última – fase, também a ser concluída em cerca de um mês, será interditada parcialmente a pista Santos-São Vicente da Presidente Wilson para a interligação das tubulações da Fase 2 às galerias já assentadas na Rua Monteiro Lobato.

Já foram feitas duas aberturas no canteiro central da Presidente Wilson, na altura da subida do Morro do José Menino e outra nas proximidades da divisa. Portanto, para possibilitar ativação de faixas reversivas, quando necessário.

Esse acesso também poderá ter utilização nos horários de pico do movimento de veículos, a partir da avaliação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET- Santos).

As obras de reestruturação do sistema de drenagem do Morro do José Menino estão a cargo da empreiteira TMK Engenharia S.A., vencedora da concorrência pública. Aliás, têm prazo contratual de 32 meses, a expirar em agosto.

O projeto representa investimento de R$ 7.272.469,89, cerca de 50% dos quais provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal, voltado ao setor público, e o restante, do orçamento municipal.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.