Obras da nova UME Dino Bueno, em Santos, começam em pouco mais de um mês | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

Educação

21 DE AGOSTO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Obras da nova UME Dino Bueno, em Santos, começam em pouco mais de um mês

Nova UME Dino Bueno ficará na antiga sede da Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A UME Dino Bueno, em Santos, vai oferecer aos seus 376 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o sistema de educação integral em uma nova sede, mais ampla e totalmente modernizada.

Sendo assim, para isso, deve começar dentro de pouco mais de um mês a reforma do edifício da Rua Guedes Coelho, 107/109, antiga sede da Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte.

“Nosso objetivo é a escola em tempo integral. Queremos uma educação moderna que, além do importante aprendizado em sala de aula, ofereça o contato com a tecnologia, empreendedorismo, conforto, segurança e que forme cidadãos. Que prepare as crianças para os desafios da vida. Com esse espírito temos investido nesses novos e modernos espaços para multiplicar conhecimento e vivências positivas”, afirma o prefeito Rogério Santos.

A reforma do prédio da Cleóbulo busca adequar o edifício às exigências atuais das legislações vigentes como acessibilidade, sistema de combate a incêndio, para-raios, sistemas de informatização e climatização.

Desse modo, espaços de atividades como salas de aula, salas de artes, auditório, biblioteca, quadra de esportes e playground vão ganhar novo dimensionamento e estrutura. E isso será feito sem afetar a vida escolar da garotada, já que os alunos continuarão no edifício da Rua Cunha Moreira até a Nova Dino Bueno ficar pronta.

A intervenção na escola terá execução sob a supervisão da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). Abrange área de 4.238,96m² e deverá ficar pronta em 15 meses, a partir da emissão da Ordem de Serviço.

No entanto, se a previsão de início dos trabalhos se concretizar até o final de setembro de 2023, a reforma da escola deverá ficar pronta no final de dezembro de 2024, com recursos do Município, por meio da Secretaria de Educação (Seduc).

Os serviços incluem a reforma da cobertura do edifício, da quadra de esportes e a implantação de uma horta. Uma nova cozinha será construída, assim como um playground e um auditório. A escola receberá pintura completa, todas as esquadrias serão substituídas e os banheiros passarão por reforma completa.

A escola terá 16 salas de aula e seis salas pedagógicas: estudioteca, biblioteca, sala de artes cênicas, ateliê de artes, sala de dança e para atendimento educacional especializado (AEE).

Serão feitas adequações de acessibilidade (corrimão, instalação de plataforma elevatória, rampas, sinalização tátil, sanitários PCD) e instalação de sinalização e comunicação visual.

Para contratar a empresa que fará a reforma geral e recuperação da escola Cleóbulo, incluindo material, equipamentos e mão de obra, o Município abriu um edital de licitação publicado no Diário Oficial de 31 de janeiro.

Dessa forma, que foi concluído no dia 11 de agosto com a publicação no Diário Oficial da homologação e adjudicação da Construtora Credbens Ltda. Isso significa que a empresa venceu a licitação e está habilitada para a execução dos serviços com o valor de R$ 5.693.583,12, valor 20% inferior ao estimado, de R$ 7.112.954,29.

A partir da homologação da licitação, o processo segue para empenho (reserva do valor total da licitação para utilização exclusivamente nessa obra).

Contudo, depois disso iniciam-se os trâmites para a elaboração e assinatura do contrato com a empresa vencedora.

Já, por último, é emitida a Ordem de Serviço que autoriza a empresa a dar início às obras no prazo de até cinco dias. Devido a todo esse processo burocrático a estimativa é de que a construção comece no final de setembro ou início de outubro.

A Cleóbulo Amazonas Duarte, fundada em 1979 como escola estadual de 1º grau, no Conjunto Habitacional Ana Costa, foi desativada pelo Governo do Estado em 2018.

Dessa forma, quando dividia o espaço com a Diretoria Regional de Ensino (DRE), órgão ligado à Secretaria Estadual da Educação.

A cessão do Cleóbulo para o Município foi viabilizada após tratativa com o Governo do Estado para a Diretoria Regional de Ensino ocupar um novo prédio, no Centro Histórico de Santos, parte do planejamento de desenvolvimento da região. Atualmente, a DRE ocupa imóvel na Avenida Senador Feijó, 54, esquina com a Rua General Câmara.

Desde a cessão do local, a Guarda Civil Municipal (GCM) faz o monitoramento do novo equipamento municipal, dando apoio às forças de segurança, de responsabilidade do Governo do Estado, no combate a assaltos, atos de vandalismo, furtos de fiação e outros delitos.

Após invasões no prédio para furtos, principalmente de peças de cobre, a GCM reforçou o monitoramento no local e os acessos ao prédio foram fechados com tapumes. A GCM atendeu também a chamados de munícipes para o local pelo telefone 153. Todas as solicitações foram prontamente atendidas.

Desde o início do ano, o efetivo municipal deteve 13 suspeitos no prédio, sendo a maioria por tentativa de furto de fiação. Todos foram devidamente encaminhados às autoridades policiais. A GCM e outros setores da Prefeitura também dão apoio à polícia no combate à receptação de peças de cobre.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.