Obras da segunda fase do VLT avançam para a Rua Campos Mello na próxima semana | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

Santos

10 DE AGOSTO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Obras da segunda fase do VLT avançam para a Rua Campos Mello na próxima semana

Obras da 2ª fase do VLT já começaram e agora avançam para mais uma etapa

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A implantação da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) chega, na próxima semana, à Rua Campos Mello, na Encruzilhada.

A liberação da nova etapa das obras foi anunciada nesta segunda-feira (9) pela Prefeitura e consistirá na restruturação de drenagem, repavimentação de pista e reforma de calçadas da via.

O anúncio ocorreu após reunião do prefeito Rogério Santos com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, no Paço Municipal.

Para o representante do governo do Estado, o desafio no momento é acelerar os trabalhos.

“Essa é uma intervenção urbana que mexe com a vida de muitas pessoas, sobretudo do comércio e da prestação de serviço. Então, temos feito um acompanhamento bem próximo para que haja uma evolução satisfatória”. A expectativa é de que o trecho entre em funcionamento até o fim de 2022.

Segundo Baldy, o cronograma foi prejudicado por conta dos efeitos econômicos da pandemia de covid-19.

“Falta plástico pelo mundo inteiro. Houve alta no preço de alumínio e de cimento e de várias matérias-primas utilizadas em obras de infraestrutura”, explicou.

Com a presença de técnicos das áreas de obras e trânsito da Prefeitura, a reunião teve como objetivo o acerto de questões logísticas para execução dos serviços.

“A partir de alguns ajustes que foram feitos com o governo do Estado, conseguimos avançar em relação à abertura de frentes na Rua Campos Mello, uma via arterial da nossa cidade”, disse o prefeito Rogério Santos.

Para ele, a ampliação do modal de transporte será fundamental para algumas áreas do Município.

“Este será um dos incentivos ao desenvolvimento econômico da Região Central. Quando a gente fala em moradia, universidades e entretenimento, temos que ter transporte de qualidade e o VLT é o que há de mais moderno”.

Com investimento de R$ 217,7 milhões do governo do Estado, essa fase do VLT contempla 14 estações, com oito quilômetros de extensão.

O trajeto liga a Linha 1, a partir da Avenida Conselheiro Nébias, ao Centro da Cidade, passando pelas ruas Campos Melo, Doutor Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, São Bento, Amador Bueno, Constituição e Luiz de Camões, além de locais de interesse público como o Mercado Municipal, o Poupatempo e o Terminal Valongo.

Com 2,65 metros de largura e 44 metros de comprimento, cada composição do VLT tem capacidade para 400 usuários. Todos os vagões possuem ar-condicionado e piso baixo.

A velocidade varia entre 25 e 80 quilômetros por hora.

A estimativa é de que o consumo de energia com este tipo de transporte seja 2,6 vezes inferior em comparação aos ônibus e 5,4 vezes menor em relação aos carros.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.