Na próxima terça-feira (4), começa a abertura da vala para o assentamento das primeiras tubulações para a conclusão do projeto de reestruturação do sistema de drenagem do Morro do José Menino. Para essa fase das obras, já a partir desta segunda (3) foi implantada sinalização para canalização da faixa da direita da Avenida Presidente Wilson (sentido José Menino/Ponta da Praia), a partir do ponto de ônibus antes da Rua Monteiro Lobato, na altura da divisa (limite) com São Vicente, sem bloqueios ou desvios para o trânsito.
Já visando a realização dos serviços, ocorreram duas aberturas no canteiro central da avenida para possibilitar ativação de faixas reversivas, quando necessário e nos horários de pico do movimento de veículos, a partir da avaliação da área operacional da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET- Santos). A empresa monitora o trânsito pelas câmeras da Central de Controle Operacional. Assim como, manterá agentes em operação no local, e manterá operação para o tráfego nas etapas seguintes
Dessa maneira, dividida em três fases, essa etapa final do projeto envolve o assentamento de rede atravessando a Avenida Presidente Wilson. Sendo assim, de forma a lançar as águas pluviais procedentes do morro no canal zero, localizado nas proximidades da divisa com São Vicente. O assentamento de nova rede no morro teve conclusão em abril de 2024.
A próxima etapa dessa fase (1) compreende o assentamento aduelas junto aos prédios do lado da praia, tendo em cada extremidade uma caixa de passagem. Elas serão interligadas à galeria que lançará a água pluvial no canal zero e à tubulação a ser assentada na fase 3. Portanto, que passará sob a avenida. As obras, previstas para serem executadas em cerca de quatro meses, são executadas até as 17h, para minimizar os impactos no trânsito.
Fases 2 e 3
Com previsão de conclusão em cerca de um mês, a fase 2 envolve o canteiro central da avenida da praia, na altura da subida do Morro do José Menino. Na última fase (3), ocorrerá interligação das tubulações da fase 2 às aduelas anteriormente implementadas na Rua Monteiro Lobato.
Projeto
Desse modo, no ano passado, houve finalização da etapa de reestruturação do sistema de drenagem do Morro do José Menino. Desse modo, que eliminou parcialmente o escoamento superficial das águas pluviais, atendendo a uma solicitação da Defesa Civil. “A água corria pelas sarjetas e, dependendo da intensidade, se avolumava na Avenida Presidente Wilson”, lembrou o engenheiro civil Rodrigo Monteiro Alves Corrêa, da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras.
As obras de reestruturação do sistema de drenagem do Morro do José Menino estão a cargo da empreiteira TMK Engenharia S.A., vencedora da concorrência pública, e têm prazo contratual de 32 meses, a expirar em agosto.
Portanto, o projeto representa um investimento de R$ 7.272.469,89, cerca de 50% dos quais provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal, voltado ao setor público, e o restante, do orçamento municipal.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.