Obras de expansão do Tecon Santos devem gerar 850 empregos | Boqnews
Foto: Hygor Abreu Tecon

Porto

31 DE JULHO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Obras de expansão do Tecon Santos devem gerar 850 empregos

Terminal de contêineres, administrado pela Santos Brasil, deve ter expansão concluída no final do ano que vem

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Apostando na margem esquerda do Complexo Portuário de Santos, em Guarujá, a Santos Brasil – empresa que presta serviços portuários e de logística – deve dar início a mais uma etapa de seu plano de investimentos no Tecon Santos.

Trata-se do maior terminal de contêineres da América do Sul, cujas obras de expansão devem começar nos próximos 45 dias.

São R$ 150 milhões de investimentos nas obras de ampliação do cais, que ficarão prontas no final de 2020.

Na sexta-feira (26), o prefeito de Guarujá, Válter Suman, assinou autorização para a execução das obras de ampliação do cais.

O documento foi assinado em cerimônia, no Gabinete do Executivo, com a presença do presidente da Santos Brasil, Antônio Carlos Sepúlveda.

Na oportunidade, estavam presentes representantes da construtora baiana Axxo, que venceu a concorrência para executar o empreendimento.

Ampliação

Serão mais 220 metros de cais agregados aos atuais 980 metros do Tecon, totalizando 1.200 metros. E mais 310 metros do Terminal de Veículos (TEV), localizado ao lado do Tecon e também operado pela Santos Brasil.

Com as novas dimensões, o Tecon terá capacidade de receber, ao mesmo tempo, três navios New Panamax, de 366 metros.

Eles têm capacidade de transportar até 12.500 Twenty-foot Equivalent Unit (TEU) – medida equivalente a um contêiner de 20 pés.

Conforme Sepúlveda, a obra terá duração de 18 meses e gerará 850 empregos, entre diretos e indiretos.

Além disso, terá baixo impacto ambiental devido ao modelo de dragagem escolhido.

“Este é o início de um projeto que será alongado por mais uma década. É o marco zero do projeto de ampliação do cais e que trará muitos dividendos para Guarujá”.

O projeto de expansão foi apresentado ao prefeito da Cidade, pela Santos Brasil, em dezembro do ano passado.

Naquela oportunidade, ele recebia a notícia com muito otimismo, destacando a importância do terminal para o desenvolvimento do Município.

Confiante em mais essa conquista, o prefeito destacou a relação simbiótica de diálogo constante com o Porto e com a participação efetiva da comunidade.

Dessa forma, resgatando o sentimento de pertencimento, fortalecendo dia a dia a consciência de amor a Guarujá. Bem como a cidadania ambiental e espírito solidário.

“São investimentos fundamentais para o desenvolvimento do setor portuário, com geração de emprego e renda no Município. Estamos retomando o caminho do progresso e a Prefeitura está estreitando a cada dia os laços e a parceria com o setor portuário”, pontuou o chefe do Executivo.

Vínculo

Da mesma opinião compartilha o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário. Para ele, a relação entre o Porto e a Cidade é algo de longo prazo. Existindo há, pelo menos, 30 anos, e que continuará existindo pelas próximas décadas.

“Por isso, é importante o relacionamento direto entre poder público e iniciativa privada, acompanhando os investimentos, lutando por mais recursos públicos nos acessos e trazendo competitividade à nossa margem portuária. Com esses novos investimentos, a Santos Brasil demonstra o seu compromisso em continuar melhorando e aumentando suas operações, que resultará em mais emprego, renda, oportunidades de negócios e tributos”, destacou.

Os investimentos começaram em 2018. Eles fazem parte de um projeto total de modernização do Tecon Santos, que prevê a injeção de R$ 1,3 bilhão.

A Santos Brasil pretende aumentar as eficiências operacional e energética, a velocidade e o fluxo de operação. O que deve ampliar em, pelo menos, 20% da capacidade de movimentação do terminal – de 2 milhões para 2,4 milhões de TEU por ano.

A cerimônia no Gabinete do Executivo contou com a presença de representantes da Câmara de Vereadores e também das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Portuário, de Infraestrutura e Obras, de Finanças, de Cultura, entre outras assessorias do governo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.