Obras do Onda Limpa serão entregues em janeiro | Boqnews

Cidades

08 DE DEZEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Obras do Onda Limpa serão entregues em janeiro

As obras do Programa Onda Limpa em Praia Grande deverão ser entregues em janeiro do próximo ano. A informação foi divulgada pela secretária do Estado de Saneamento e Energia, Dilma Pena, durante vistoria aos equipamentos, realizada junto com o prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco; do diretor do Sistema Regional da Sabesp, Umberto Semeghini e […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As obras do Programa Onda Limpa em Praia Grande deverão ser entregues em janeiro do próximo ano. A informação foi divulgada pela secretária do Estado de Saneamento e Energia, Dilma Pena, durante vistoria aos equipamentos, realizada junto com o prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco; do diretor do Sistema Regional da Sabesp, Umberto Semeghini e o Deputado Estadual Cássio Navarro, entre outras autoridades.


O Programa Onda Limpa é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por intermédio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Estão sendo investidos R$ 184 milhões na Cidade. Em Praia Grande estão sendo executadas obras do Emissário Terrestre com 1,3 mil metros de extensão, Emissário Submarino com 4 quilômetros de extensão, uma Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto e uma Estação Elevatória de Esgotos.


No Município, a secretária visitou a Estação Elevatória Final, na Avenida Castelo Branco, altura do nº 14.972; e a Estação de Pré-Condicionamento, na Avenida Presidente Kennedy, nº 14.763, ambas no Bairro Caiçara. “Esse projeto de implantação de coleta e tratamento de esgotos atenderá o morador e turista. Essa vistoria é para verificar se o cronograma está em dia, e aqui em Praia Grande está tudo certo. Essas obras serão entregues em janeiro de 2010. O sistema de coleta continuará até o primeiro semestre de 2011 até que todas as residências estejam conectadas a esse sistema”, explicou Dilma.


Semeghini ressaltou que o conjunto de obras significa o reconhecimento do Governo do Estado para avançar na balneabilidade das praias. “O Governador José Serra e a secretária Dilma Pena estão sensibilizados para que haja um programa que proporcione melhora na balneabilidade de todas as praias do litoral e permitam aumentar o turismo, que é o grande motor de desenvolvimento dessas regiões. Esse é um investimento alto, no maior programa de saneamento do Brasil”.


Já Roberto Francisco ressaltou que com a entrega da infraestrutura haverá melhoria em diversas áreas. “Isso significa mais qualidade de vida, como melhoria da saúde pública através da coleta de esgoto, redução dos índices de mortalidade infantil, além de que vai fomentar ainda mais o turismo na Cidade”.


Convênio


Durante a visita de Dilma Pena, o prefeito Roberto Francisco destacou a necessidade de um convênio entre a prefeitura e a Sabesp para a repavimentação das ruas em que a Sabesp faz obra.


“Estão sendo realizadas no Município obras de recuperação do abastecimento de água, com a troca da rede antiga. A Sabesp é a responsável, mas a Prefeitura constatou que a recuperação do leito carroçável das vias, onde são realizados os serviços, utiliza asfalto inadequado. Por isso queremos esse convênio. Para que a prefeitura repavimente da forma correta”, argumentou o chefe do Executivo.


Imediatamente, a secretária do Estado de Saneamento e Energia sinalizou positivamente. “O prefeito colocou a demanda para nós e já demos autorização para que a Sabespe faça o convênio com a prefeitura de modo que os serviços de repavimentação sejam mais ágeis”.


Abastecimento


Uma das preocupações demonstrada pelo prefeito Roberto Francisco foi com o abastecimento de água durante a temporada de verão, quando o Município chega a receber mais de um milhão de turistas. Dilma garantiu que a Sabesp se preparou para que não ocorra falta de água neste período.


De acordo com a secretária de Habitação e Meio Ambiente (Sehma), Maria Rosinda Campos Jonhs a prefeitura em parceria com a Sabesp realizará no próximo dia 16, a partir das 15 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, uma audiência com representantes de condomínios, como síndicos, zeladores e administradores, além da população em geral, para conscientizar sobre o uso racional da água.


Onda Limpa


O sistema garantirá melhores condições de saúde à população e elevará os índices de balneabilidade das praias Mirim, Caiçara, Maracanã, Flórida, Real e Solemar. O projeto também permitirá o saneamento do Bairro Imperador. Atualmente, a Cidade tem emissários submarinos no Canto do Forte e no Tupi.


Além do novo emissário, o Onda Limpa beneficiará a Cidade com mais 186 quilômetros de redes coletoras, coletores troncos e emissários, 28 mil ligações domiciliares, além da construção da Estação Elevatória de Esgoto e mais uma Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto. A rede da estação de quatro quilômetros de extensão conduzirá o esgoto tratado para alto-mar.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.