A reforma do espaço onde funcionará o atendimento do Projeto Casa da Mulher, voltado para proteção e acolhimento das mulheres vítimas de violência, está quase pronta, com entrega prevista para meados de novembro, em data ainda a ser definida.
Sendo assim, trata-se de uma evolução no trabalho em defesa dos direitos das santistas no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Desse modo, a obra no edifício que tem 700 m² de área total está na reta final. São executados serviços de pintura, acabamentos, retoques, instalação de louças sanitárias e acessórios; e ainda colocação de portões e gradis, e do piso intertravado da área externa. A acessibilidade plena já está garantida com elevador instalado.
Além disso, a reforma geral do edifício que vai abrigar a Casa da Mulher tem o gerenciamento da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) e é executada pela empresa ECP TEC, vencedora da licitação. No equipamento são investidos R$ 1.941.645,05, recursos de convênio com a Secretaria de Governo do Estado de São Paulo.
Mobiliário
Em paralelo à obra civil avança a montagem dos equipamentos da Casa da Mulher: mobiliário, cortinas e cadeiras. Esses serviços foram contemplados dentro do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigatórias e/ou Compensatórias (Trimmc) assinado pela a Prefeitura e a Ageo Terminais.
Portanto, esse Termo prevê o repasse de exatos R$ 2.277.000,00, que abrangem também repasses para a Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) e para o Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb). O Trimmc é um documento relacionado às medidas mitigadoras e compensatórias, política urbana prevista no Estatuto das Cidades.
Ampliação da assistência
Desse modo, o novo espaço vai ampliar a rede municipal de assistência com mais prevenção, segurança e oportunidades. Além de assistência às mulheres vítimas de violência.
Portanto, no local, as mulheres vítimas de violência serão ouvidas e terão defesa jurídica para suas vulnerabilidades. Haverá o oferecimento ainda de estímulo para que elas sigam em frente, com capacitações que vão gerar oportunidade de emprego e liberdade financeira.
Espaços multidisciplinares
No pavimento térreo, com 354 m², funcionará a recepção/secretaria, sala de triagem, atendimento psicossocial, assistência social, atendimento jurídico, sala multiúso, sanitários e depósitos.
Já o primeiro pavimento, com 353 m², será destinado à área de espera/brinquedoteca, área de estudos, administração, sanitários e depósitos e oficinas de tecnologia e mídias sociais, estética, artes manuais e culinária/panificação.
Programa Jornal Enfoque
Aliás, em entrevista ao Jornal Enfoque desta quinta-feira (24), a vice prefeita de Santos e primeira secretária da Mulher, Renata Bravo comentou sobre a Casa da Mulher e outros temas.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.