Obras do Programa Onda Limpa avançam em Bertioga | Boqnews
Foto: Divulgação

Bertioga

20 DE AGOSTO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Obras do Programa Onda Limpa avançam em Bertioga

Bairros Jardim Vista Linda, Jardim Vista Alegre, Jardim Rafael e Chácara Vista Linda estão sendo vistoriados previamente para produção de relatório fotográfico

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Moradores de Bertioga estão testemunhando o andamento das obras que a Sabesp executa para expansão do sistema de esgotamento sanitário dos bairros Jardim Vista Linda, Jardim Vista Alegre, Jardim Rafael e Chácara Vista Linda (1º e 4º setores).

Como forma de manter as condições físicas das áreas que serão beneficiadas pelo empreendimento, funcionários de empresas contratadas – sempre devidamente uniformizados e identificados com crachá – seguem com vistorias e produção de relatório fotográfico.

Para mais esta etapa do Programa Onda Limpa serão aplicados em torno de R$ 46,2 milhões nos próximos três anos. Os trabalhos implantarão aproximadamente 69 km de tubulações e sete novas estações de bombeamento, equipamentos estes que serão interligados ao sistema existente, que leva à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Vista Linda, inaugurada em 2010 na primeira etapa do Onda Limpa.

“Estamos no início de mais um conjunto de obras que caminha para a universalização da cobertura do sistema de esgotamento sanitário da Cidade. Em média, cerca de 20% dos trabalhos já foram executados pelas diferentes frentes de trabalho que atuam nos bairros que receberão mais de três mil novas ligações domiciliares às redes de esgoto”, explica o gerente da Sabesp em Bertioga, Rogério José Osti.

O Onda Limpa tem contribuído para a ampliação da coleta e tratamento de esgotos de toda Região Metropolitana da Baixada Santista. E para evitar o menor transtorno possível, as intervenções em vias públicas serão feitas em pequenos trechos sinalizados.

Esta complementação do sistema de esgoto da Cidade evitará lançamentos indevidos nas galerias de drenagem das águas pluviais, beneficiando diretamente 12 mil moradores e indiretamente toda população e turistas de Bertioga com a despoluição dos mares, rios e córregos da região, contribuindo para melhores condições de balneabilidade.

Universalização dos serviços de saneamento
Em fase de finalização do projeto executivo, ainda terá início uma segunda fase do Onda Limpa, que garantirá a universalização do saneamento na Baixada Santista até o final da década. Isto significa manter os indicadores de abastecimento de água próximos a 100% e alcançar este patamar quanto à cobertura das redes coletoras de esgoto nas áreas conformes (sem impeditivos legais), onde a Companhia é autorizada a prestar serviços.

Se Liga na Rede
Para realizar a ligação do domicílio à rede de esgoto, os proprietários precisam fazer adaptações internas das residências para direcionar a água da chuva à galeria de águas pluviais e os esgotos à rede coletora da Sabesp. A execução da primeira ligação não tem custo ao cliente.

Para garantir a reforma das instalações internas para a correta ligação às redes coletoras, o Governo do Estado de São Paulo e a Sabesp iniciaram em 2013 o Programa Se Liga na Rede, para custear (80% pelo governo e 20% pela Sabesp) a reforma dentro dos imóveis de famílias de baixa renda.

Até maio deste ano, foram beneficiadas em toda Baixada Santista 2.435 residências com a devida e gratuita conexão ao sistema de esgotamento público. Somente em Bertioga, neste mesmo período, foram 221 imóveis contemplados.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.