Obras do Programa Onda Limpa avançam nos bairros de Itanhaém | Boqnews
Foto: Divulgação

Saneamento

04 DE DEZEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Obras do Programa Onda Limpa avançam nos bairros de Itanhaém

Dez frentes de trabalho realizam serviços de implantação da rede de esgoto e outros tipos de equipamentos na Cidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Itanhaém recebe um dos maiores projetos de saneamento ambiental do Litoral de toda América Latina: o Programa Onda Limpa, cujas obras complementarão o sistema de esgotamento sanitário da região. Estão sendo aplicados em torno de R$ 101,9 milhões nos próximos três anos em obras na Cidade.

Em Itanhaém existem cerca de 10 frentes de trabalho, agindo simultaneamente em diferentes pontos da cidade: Gaivota, Cibratel, Praia dos Pescadores, Oásis, Suarão, Nossa Senhora do Sion e Vila Loty. No bairro Oasis, a empresa começa em breve a implantação do sistema de esgotamento sanitário, com investimentos estimados em quase R$ 5,5 milhões.

Os trabalhos assentarão quase 90 mil metros de tubulações (entre redes coletoras, coletores tronco e linhas de recalque), além de oito novas estações de bombeamento. Com isso será possível beneficiar mais de 8.600 imóveis com a correta destinação dos esgotos às estações de tratamento da cidade.

“Estamos no início de mais um conjunto de obras que caminha para a universalização da cobertura do sistema de esgotamento sanitário da Cidade. São diferentes frentes de trabalho que atuam na cidade”, explica o gerente da Sabesp em Itanhaém, engenheiro Fernando Eduardo Ventura Doveri.

O Onda Limpa tem contribuído para a ampliação da coleta e tratamento de esgotos de toda Região Metropolitana da Baixada Santista. E para evitar o menor transtorno possível, as intervenções em vias públicas serão feitas em pequenos trechos sinalizados.

Esta complementação do sistema de esgoto da cidade evita lançamentos indevidos nas galerias de drenagem das águas pluviais, beneficiando toda população e turistas com a despoluição dos mares, rios e córregos da região, o que gera melhores condições de balneabilidade.

Se Liga na Rede
Para realizar a ligação do domicílio à rede de esgoto, os proprietários precisam fazer adaptações internas das residências para direcionar a água da chuva à galeria de águas pluviais e os esgotos à rede coletora da Sabesp. A execução da primeira ligação não tem custo ao cliente.

Para garantir a reforma das instalações internas para a correta ligação às redes coletoras, o Governo do Estado de São Paulo e a Sabesp iniciaram em 2013 o Programa Se Liga na Rede, para custear (80% pelo Governo do Estado e 20% pela Sabesp) a reforma dentro dos imóveis de famílias com renda máxima de até três salários mínimos.

Até setembro deste ano, foram beneficiadas em toda Baixada Santista 2.420 residências com a conexão ao sistema de esgotamento público. O programa atua em áreas em específicas enquadradas no Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) 4, 5 e 6, onde haja rede coletora disponível. Assim é garantida a eficiência dos investimentos aplicados nos sistemas de esgotamento sanitário da empresa.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.