Buraco abre no Canal 1 e Sabesp promete conclusão de obra ‘em uma semana’ | Boqnews
Buraco na Av. Pinheiro Machado - Sabesp. Foto: Fernando De3 Maria

Santos

14 DE JANEIRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Buraco abre no Canal 1 e Sabesp promete conclusão de obra ‘em uma semana’

Preocupação é que o fluxo segue pelas ruas Princesa Isabel e José Gonçalves da Mota Jr, ambas de mão dupla. Motoristas e pedestres devem ficar atentos.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Motoristas que circulam pela Avenida Pinheiro Machado (Canal 1) sentido Praia – Centro precisam mudar de rota em razão de um buraco surgido na via, nas imediações da Rua Princesa Isabel, na Vila Belmiro.

No local – em frente a um posto de gasolina – há sinalização para desvio pelos motoristas.

No entanto, o problema ocorre mais adiante, especificamente na Rua José Gonçalves da Mota Jr, via estreita e de mão dupla.

Conforme a Sabesp, os trabalhos iniciaram no sábado (13) para reparo  da rede coletora de esgoto localizada sob a avenida Pinheiro Machado (pista praia-centro) com a Rua Princesa Isabel, em Santos.

A previsão é de concluir a manutenção em uma semana – ou seja até o próximo sábado.

Aliás, esta não é a primeira vez que o problema ocorre no local, como recordam moradores da região.

Caso da aposentada Teresa dos Santos, 80 anos, que está preocupada com o fato da rua onde mora – José Gonçalves da Mota Jr – virar a via de acesso dos veículos provenientes da Av. Pinheiro Machado.

Afinal, a via é de mão dupla e estacionamento permitido em ambos os lados.

Rua José Gonçalves da Mota Jr: estreita e com mão dupla ajudam a riscos de acidentes e atropelamentos. Foto: Fernando De Maria

Risco de acidentes

Isso porque todo o fluxo de veículos que vier pela Avenida Pinheiro Machado e atravessar a Rua Carvalho de Mendonça automaticamente será obrigado a entrar na Rua Princesa Isabel – de mão dupla, um alerta adicional aos motoristas.

A única vantagem é que este trecho da via é mais largo.

O problema, porém, está um pouco mais adiante.

Afinal, de lá, a sinalização coloca como opção a Rua José Gonçalves da Mota Jr, mais estreita e também de mão dupla.

Assim, a opção ao motorista é seguir pela via até o final e voltar à Av. Pinheiro Machado nas imediações da Rua Antonio Bento de Amorim.

Ou, se preferir, entrar na Rua 9 de Julho (trecho da Vila Belmiro) e retornar à avenida, passando então pelo popular Curvão (curva acentuada na pista) e seguindo seu caminho.

Cavaletes colocados na Rua José Gonçalves da Mota Jr. não são suficientes para impedir o estacionamento de veículos, deixando a rua ainda mais estreita em ambos os sentidos. Foto: Fernando De Maria

Estacionamento 

No entanto, até então não havia qualquer sinalização – nem da CET nem da Sabesp – proibindo o estacionamento em ambos os lados – inclusive com a mão dupla mantida.

Apenas cavaletes foram instalados pela Sabesp em um dos lados da via, mas a Reportagem verificou que muitos motoristas os retiraram para estacionar seus veículos.

A preocupação da moradora da Rua José Gonçalves da Mota Jr tem uma explicação simples.

Afinal, se mantida a mão dupla na via há riscos dos motoristas que estiveram circulando pela rua em direção à Rua Princesa Isabel se depararam com o fluxo de veículos provenientes da Avenida Pinheiro Machado, inclusive ônibus e veículos de maior porte.

“Temo acidentes naquele cruzamento”, salienta a moradora.

Cruzamento entre as ruas Princesa Isabel e José Gonçalves da Mota Jr é o motivo de preocupação em razão dos riscos de acidentes diante da mão dupla em ambas as vias. Foto: Fernando De Maria

Aliás, ela também está preocupada com o simples fato de atravessar a própria rua onde mora.

Em especial, diante do aumento do fluxo de carros e ônibus a partir desta segunda-feira, quando o fluxo de veículos aumenta.

A sinalização se limita às placas nas ruas, mas nada mudou em relação às mãos duplas nas ruas Princesa Isabel e José Gonçalves da Mota Jr.

Aliás, inclusive com a proibição de estacionamento em um lado das pistas, especialmente nesta última via.

Não havia nenhum profissional da CET ou Sabesp no local quando a Reportagem esteve por lá no sábado (13).

Motoristas que vierem pelo Canal 1 e passarem pela Rua Carvalho de Mendonça deverão entrar automaticamente na Rua Princesa Isabel e seguir pela Rua José Gonçalves da Mota Jr. Foto: Fernando De Maria

Sabesp

Em nota, a Sabesp informa que os serviços foram programados com a CET-Santos para interdição do trânsito de veículos no local e avaliação de rotas alternativas.

Além disso, durante os trabalhos, o fluxo dos esgotos terá redirecionamento para que não interfira no funcionamento do sistema que atende aquela região.

A empresa também salienta que conta com a compreensão da população “por  eventuais transtornos e se coloca à disposição. Canais de Atendimento Sabesp: 0800 055 0195 e pelo WhatsApp oficial da Sabesp no 11-3388-8000.

Ou ainda pela Agência Virtual no www.sabesp.com.br.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.