OGMO Santos conscientiza trabalhadores sobre malefícios do tabaco | Boqnews

Cidades

01 DE JUNHO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

OGMO Santos conscientiza trabalhadores sobre malefícios do tabaco

O Órgão Gestor de Mão-de-Obra Avulsa do Porto de Santos (OGMO-Santos), em parceria com a Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos (Seport), realizou campanha de conscientização no Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A campanha teve como objetivo alertar os trabalhadores portuários avulsos (TPAs), por […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Órgão Gestor de Mão-de-Obra Avulsa do Porto de Santos (OGMO-Santos), em parceria com a Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos (Seport), realizou campanha de conscientização no Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


A campanha teve como objetivo alertar os trabalhadores portuários avulsos (TPAs), por meio de cartazes e folders explicativos, sobre os problemas que o tabagismo pode acarretar à saúde. Além da distribuição deste material, o OGMO reforçou a sinalização de “Proibido fumar” nos postos.
Durante a escala de trabalho nos Postos de Escalação 1, 2 e 3, a equipe do setor de medicina do trabalho do OGMO-Santos distribuiu informativos para os trabalhadores que chegavam para a escalação no início da tarde.


Para Sandra Gobetti Correia, diretora superintendente do OGMO, contribuir para a preservação da saúde do trabalhador é um dos objetivos do OGMO. “Estaremos sempre engajados nesta luta”, diz.


Os estivadores Claudio de Andrade e Luis André não conseguiram vencer a batalha contra o vício. Claudio fuma há 35 anos e já tentou parar muitas vezes.“Consegui ficar livre por um tempo, mas uso o cigarro como válvula de escape”, comenta. Luis concorda com o amigo. “Fumo desde os 15 anos, o vício é muito forte, acho mais fácil parar de beber do que de fumar.”


Já o portuário Francisco da Silva parou de fumar há 8 anos e, convicto, fala com orgulho da força de vontade que o afastou do vício. “Fumava dois maços por dia, parei porque eu quis. Hoje em dia, podem fumar do meu lado que não sinto nenhuma vontade. Minha saúde também melhorou bastante.”


Segundo o coordenador da Seport, Roldão Gomes Filho, a ação é importante principalmente devido ao grande número de trabalhadores portuários fumantes. “A campanha visa um resultado em longo prazo, quando os fumantes de hoje serão os ex-fumantes em um futuro próximo. Além disso, estamos na ‘geração saúde’, a orla da praia que temos na Cidade é um grande incentivo para a prática de esportes diários”, afirma.


Estudos desenvolvidos até o momento evidenciam que o consumo de tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares e respiratórias, além do câncer.


Benefícios de parar de fumar – Após 20 minutos, a pessoa que larga o vício tem a pressão sanguínea e a pulsação normais e a circulação do sangue fica livre da nicotina após 2 horas. Depois de 2 dias, o ex-fumante já apresenta olfato mais perceptivo e melhoras no paladar. Depois de três semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação evolui. Além disso, quem estiver longe do cigarro de 5 a 10 anos, tem o risco de sofrer infarto igual ao de quem nunca fumou.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.