Meteorologia

Frente fria eleva ondas que podem chegar a 2 metros

O estado de alerta deve-se à elevação da maré chegar a 2 metros, o que deverá ocorrer ao longo da tarde desta quarta (20), último dia do verão.

19 de março de 2019 - 18:30

Da Redação

Compartilhe

A chegada de uma frente fria para as próximas horas trará ventos intensos no litoral paulista, de acordo com os modelos numéricos do NPH da Universidade Santa Cecília.

Nas proximidades da entrada da barra, a maré deverá chegar a 1,94 metros por volta das 15h10.

Além disso, o nível do mar estará elevado.

Segundo os resultados dos modelos, para a região da Baía de Santos a maré poderá ultrapassar 1,7 metros na quarta-feira às 14h30.

Além disso, na quinta-feira a previsão é que a maré seja ainda maior, ultrapassando 1,9m por volta de 3h30 e 2,0m às 15h30.

Ou seja, isso representa um aumento de 40 e 50 cm em relação a tábua de marés, respectivamente.

No interior do estuário esse aumento é maior, a previsão é que na quarta-feira às 15h30 o nível do mar ultrapasse 1,9m e na quinta-feira ultrapasse 2,0m durante a madrugada (4h10) e 2,1m no período da tarde (15h50).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos o estado é de alerta devido à previsão de maré acima de 2,0 metros.

Se a previsão se mantiver não são esperados impactos nas estruturas urbanas devido à intensidade e direção preferencial das ondas.

Entretanto, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada.

Elas podem se intensificar com a ocorrência de ventos locais intensos e precipitação, conforme previsto pelos institutos de meteorologia.

O NPH-Unisanta informa que as informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

 

Frente fria traz ventos e alta nas ondas no litoral paulista. Foto: Janelas.tv/Divulgação

Tempo e Temperatura

Conforme o instituto Climatempo, a previsão para esta quarta (20), último dia do verão, é de sol com muitas nuvens durante o dia.

A situação muda ao longo da tarde, com chuva a qualquer hora (80% de chance).

Temperaturas variam de 21 a 27º C.

Já na quinta (21), o tempo será chuvoso, assim como na sexta (22), para brindar o início do outono.

Termômetros irão variar de 18º a 25º C, em média

 

LEIA TAMBÉM: