Ondas podem chegar a 2 metros nesta segunda (21) na baía de Santos | Boqnews
Foto: janelas.tv.br/Arquvo

Mar agitado

20 DE AGOSTO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Ondas podem chegar a 2 metros nesta segunda (21) na baía de Santos

Além dos ventos, outro complicador está na mudança da fase da lua, que está em fase nova, influenciando diretamente o volume das ondas.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Previsão é que as ondas aumentem durante a madrugada desta segunda, deixando em alerta moradores da Ponta da Praia e áreas afetadas pelas marés. Foto: janelas.tv.br

Fortes ondas superiores a 2 metros na Baía de Santos estão previstas para as primeiras horas desta segunda (21), fato que deverá se repetir ao longo do dia.

Além disso, há mudança da lua (cheia), contribuindo para o aumento dos riscos de alagamentos.

De acordo com os modelos numéricos do NPH – Unisanta (Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília), a previsão para a noite deste domingo (20) e madrugada desta segunda (21) será a presença de ondas moderadas do quadrante sul-sudoeste associadas a ventos intensos, superiores a 3,6 metros na região oceânica e a 2 metros na Baía de Santos.

Quanto ao nível do mar, a maré chegará a 1,6 metros às 2h20 da segunda (21) e superará 1,7 metros às 15h50.

O órgão de pesquisa informa que tais níveis podem ser ainda superiores caso haja ocorrência de ventos locais intensos neste período.

Tanto os pesquisadores da universidade como a Defesa Civil de Santos destacam que poderão ocorrer alagamentos em vias públicas, podendo ser agravados devido às chuvas (por volta das 17h30 deste domingo a chuva é fraca e a pista sentido Ferry-Boat está liberada ao trânsito na Ponta da Praia).

Ventos e Lua

Segundo o Climatempo, a previsão é de chuva durante a noite e, especialmente, na madrugada, com aumento dos ventos, tendo pico de 24 quilômetros/hora às 4 horas.

Durante a noite e primeiras horas da manhã termômetros deverão registrar 14 graus.

O especialista em climatologia, astronomia e geologia ambiental Rodolfo Bonafim alerta que – além da maré alta e dos ventos – há um outro agravante para deixar a população residente nas áreas próximas ao mar em alerta: a mudança da lua.

“Além dos ventos fortes que agitarão o mar com ondas grandes, a Lua estará em fase nova, o que propiciará marés altas mais altas (marés vivas ou de sizígia). Lembrando que luas Nova e Cheia são fases em que as marés ficam mesmo mais elevadas e que diariamente, independentemente da fase lunar, as marés se alternam de seis em seis horas aproximadamente, entre maré alta e maré baixa!”, esclarece

Os pesquisadores da Unisanta alertam que devido a direção preferencial das ondas e da altura da maré podem ocorrer impactos nas estruturas urbanas decorrentes da agitação marítima especialmente na Ponta da Praia.

Detalhes das previsões e dados atualizados do NPH podem ser visualizados em nph.unisanta.br.

Estragos

Em razão dos fortes ventos – que chegaram a até 45 k/h-, nas primeiras horas deste domingo (20), uma árvore caiu na Rua Maria Máximo, 110, na Ponta da Praia.

Os técnicos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram a retirada da árvore do local, que teve que ser cortada, para facilitar os trabalhos.

Ainda por causa dos ventos, um andaime caiu em cima da rede elétrica na Álvaro Alvim com Vergueiro Steidel, ocorrência atendida pela equipe do Corpo de Bombeiros. Ninguém se feriu.

A Defesa Civil está acompanhando a elevação da maré na Ponta da Praia e emitirá um alerta caso seja necessário.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.