Operação Baixas Temperaturas reforça atenção a pessoas em situação de rua | Boqnews
Foto: Rogério Bonfim/PMS

Santos

19 DE MAIO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Operação Baixas Temperaturas reforça atenção a pessoas em situação de rua

Cidade ampliou vagas em abrigos para acolher pessoas no momento de frio intenso

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Marcos Vinícius Pinto da Silva, 44 anos, é de Guaratinguetá (SP) e está em Santos há 2 meses. Ele já havia morado na Cidade e retornou com o objetivo de se instalar definitivamente na Baixada Santista, porém, o valor do aluguel superou o dos ganhos como ajudante geral, o que o obrigou a dormir nas ruas durante quatro dias. Na manhã desta quinta-feira (19), Marcos chegou à Casa Êxodo, um dos abrigos municipais com vagas ampliadas pela Prefeitura em razão do frio intenso na região, uma das ações da Operação Baixas Temperaturas.

“É muito ruim dormir na rua, ainda mais nesse frio”, comenta Marcos. Ele foi encaminhado ao abrigo por meio da assistência social do Centro Pop, local que procurou para tomar banho e se alimentar. Recém-chegado na Casa, diz ter tido uma impressão positiva. “É um espaço muito bom que eu não sabia que existia. Tem uma cama limpa e eles tratam a gente com respeito”.

As vagas nos abrigos foram ampliadas de 250 para 350. As abordagens e sensibilização às pessoas que estão em situação de rua também foram intensificadas, com 20 agentes das Secretarias de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social (Seds) percorrendo os pontos de grande concentração de população em vulnerabilidade social e oferecendo serviços e encaminhamento aos abrigos, além da campanha do agasalho, que foi antecipada e conta com seis postos de arrecadação na Cidade.

“A Operação Baixas Temperaturas é uma ação muito importante em períodos de frio extremo, como o que acontece agora. A Defesa Civil do Estado de São Paulo nos alertou quanto às condições climáticas e, por isso, essa operação, que costuma ser realizada em junho, foi adiantada este ano”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Mota.

O ingresso nos serviços de acolhimento municipais se dá apenas com o encaminhamento das equipes da Prefeitura. Quem presenciar pessoas em situação de rua deve ligar para o 153, central responsável pelos encaminhamentos e também para orientações sobre os serviços municipais.

Campanha do Agasalho

Quem quiser doar roupas, calçados e cobertores pode levá-los a um dos seis endereços: Centro Pop (Rua Amador Bueno, 446, Centro); Fundo Social de Solidariedade (Avenida Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada) e quatro unidades do Supermercado Varandas (Avenida Pinheiro Machado, 643, Marapé; Rua Pio XII, 82, Saboó; Rua Alexandre Martins, 125, Aparecida; Avenida Moura Ribeiro, 116, Marapé).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.