Orçamento Participativo tem reunião dos agentes no dia 18 | Boqnews

Cidades

17 DE NOVEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Orçamento Participativo tem reunião dos agentes no dia 18

Os 81 agentes do Orçamento Participativo de Cubatão, indicados pela população durante as audiências públicas promovidas em setembro pela Prefeitura, voltam a se reunir nesta quarta-feira (18), às 18h30, no Bloco Cultural do Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº). Na oportunidade, representantes da Secretaria do Planejamento apresentarão detalhes sobre a experiência da cidade paulista de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os 81 agentes do Orçamento Participativo de Cubatão, indicados pela população durante as audiências públicas promovidas em setembro pela Prefeitura, voltam a se reunir nesta quarta-feira (18), às 18h30, no Bloco Cultural do Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº).


Na oportunidade, representantes da Secretaria do Planejamento apresentarão detalhes sobre a experiência da cidade paulista de Osasco, que desde 2005 elabora seu Orçamento Participativo, incluindo até mesmo a participação da Juventude, através do Orçamento Participativo Jovem.


O trabalho foi conhecido no dia 5 pelo secretário cubatense de Planejamento, Adalberto Ferreira da Silva, e pelo assessor de Projetos Especiais Tomio Yamashiro. Eles visitaram a Fundação Instituto Jorge Baptista, a OSCIP que elaborou a metodologia aplicada em Osasco, e a Casa da Cidadania de Osasco, onde se reúnem regularmente os delegados do Orçamento Participativo daquela cidade.


O programa de OP de Osasco vem sendo divulgado em outras regiões, tendo sido apresentado recentemente na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, durante o Fórum Paulista de Participação Popular, com a presença de gestores públicos e vereadores de 35 cidades paulistas e uma do Rio de Janeiro. Mais informações em http://www.osasco.sp.gov.br/op/.


Em Cubatão, o processo do Orçamento Participativo foi iniciado neste ano, com a preparação da peça orçamentária para 2010 e também do Plano Pluri-Anual (PPA) 2010-2013. Os agentes do orçamento, indicados pelos participantes das audiências públicas promovidas pela Prefeitura, têm agora a missão de fiscalizar a execução do Orçamento durante o próximo ano e também de preparar a regulamentação do processo permanente de elaboração e acompanhamento dos orçamentos municipais.


Para isso, o grupo receberá instrução específica sobre as normas de elaboração de um orçamento, restrições legais e opções que podem ser usadas para a realização das melhorias pretendidas (por exemplo, desdobrar uma obra em vários anos, para viabilizar sua realização).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.