Padroeiro é celebrado | Boqnews

Cidades

14 DE JANEIRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Padroeiro é celebrado

A primeira manifestação religiosa em louvor a Santo Amaro – ou como também é conhecido Santo Mauro – em Guarujá, aconteceu em 1.545, dois anos após o batismo da ilha, quando o comerciante português José Adorno mandou construir uma capela para o santo, que nasceu em Roma. Vários milagres são atribuídos a ele, como a […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A primeira manifestação religiosa em louvor a Santo Amaro – ou como também é conhecido Santo Mauro – em Guarujá, aconteceu em 1.545, dois anos após o batismo da ilha, quando o comerciante português José Adorno mandou construir uma capela para o santo, que nasceu em Roma. Vários milagres são atribuídos a ele, como a cura de enfermos, de um mudo paralítico e de um cego de nascença.


Apesar de não haver qualquer vestígio desse primeiro templo, acredita-se que ele teria sido erguido na localidade hoje conhecida como Santa Cruz dos Navegantes.


Segundo publicações na Biblioteca Martins Fontes (da Prefeitura de Guarujá), a primeira imagem de Santo Amaro quase se perdeu durante incêndio acidental que consumiu o prédio Igreja Matriz de Santo Amaro, entre 1924 e 1927 (as datas divergem).


De acordo com a história popular, houve tempo para que todos os fiéis saíssem do local sem risco. No entanto, um deles, Atílio Gelsomini, ficou inconformado com a possibilidade da centenária imagem de Santo Amaro ser consumida pelas chamas e ingressou no templo em chamas para resgatar a peça sacra intacta. Essa imagem permanece até hoje na nave lateral direita da Igreja Matriz de Santo Amaro e Nossa Senhora de Fátima.


Festividades
Para comemorar a data, a prefeita Maria Antonieta de Brito entrega, às 10 horas, à população a  reforma da UBS Pae Cará (Avenida São João, 155, em Vicente de Carvalho) e da sala do Serviço de Internação e Assistência Domiciliar (Siad), instalada no mesmo local, tornando-se uma alternativa para a população do Distrito.


As atividades esportivas também integram as comemorações. A Regata Ilha de Santo Amaro, que marca a primeira etapa do Circuito de Vela de Guarujá, tem largada às 12h25, na Praia das Astúrias.


Às 15 horas, a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, traz diversas atividades para as crianças, como cama elástica, piscina de bolinhas, além de carrinho de pipoca e algodão doce, que farão a festa de quem passar pelo local.


Já a programação religiosa começa às 17h30. Uma procissão em homenagem ao Santo parte da Comunidade Sagrado Coração de Jesus  para a Capela Santo Amaro. Na sequência, será realizada uma missa no local, seguida pela apresentação do grupo Violodum.


Às 20 horas, começam as atividades oficiais e culturais na Praça 14 Bis. Dentre as atividades, estão o lançamento do site da Juventude de Guarujá e a entrega de veículos de serviços públicos à população. Em seguida, uma benção pastoral, em alusão a Santo Amaro.


A primeira atração musical será o cantor católico Diego Fernandes. Na sequência, a banda New Zago Show fecha as comemorações do Dia do Padroeiro. Os eventos têm entrada franca.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.