Palestra conscientiza sobre uso racional da água | Boqnews

Cidades

14 DE DEZEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Palestra conscientiza sobre uso racional da água

Em referência à vinda de turistas a Praia Grande quando a Cidade chegar a ter uma população flutuante com 1,2 milhão de pessoas, devido ao período de alta temporada, a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente (Sehma), em parceria com a Sabesp, realiza palestra sobre o uso racional da água. O encontro ocorre na próxima […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em referência à vinda de turistas a Praia Grande quando a Cidade chegar a ter uma população flutuante com 1,2 milhão de pessoas, devido ao período de alta temporada, a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente (Sehma), em parceria com a Sabesp, realiza palestra sobre o uso racional da água.


O encontro ocorre na próxima quarta-feira (16), a partir das 15 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, localizado na Rua José Borges Neto, 05, Bairro Mirim e terá como alvo representantes de condomínios, como síndicos, zeladores e administradores, além da população em geral.


Segundo a secretária da Sehma, Maria Rosinda Campos Johns, a escolha do público se deu por causa da proximidade com o período de alta temporada.


“A Cidade tem, aproximadamente, três mil condomínios cadastrados na Prefeitura. Se calcularmos uma média de 50 apartamentos por prédio totalizaremos 150.000 imóveis. Por isso resolvemos convocar esse grupo, até para mostrar que eles também são responsáveis por esse controle”.


Com a vinda dessa população flutuante, o consumo de água consequentemente aumenta, assim como as imprudências também. “Ações básicas como limitar e fiscalizar o número de pessoas por apartamento é um trabalho que pode ser feito pelos administradores de condomínios e síndicos.


Com o calor e a quantidade de pessoas, outro ponto crítico é o uso excessivo do chuveiro que, em alguns casos, ficam poucas horas do dia desligado”, destacou. Durante o encontro, os palestrantes darão algumas dicas de como os donos de condomínios podem evitar dor de cabeça.


Uma delas refere-se à construção de cisternas, que utilizariam a água da chuva para fazer a limpeza dos espaços abertos das unidades. Além disso, os presentes discutirão sobre outros problemas frequentes ocorridos durante a alta temporada. “Por exemplo, a maioria dos condomínios não faz uma reciclagem de lixo, destinando assim os materiais reciclados para depósitos comuns”, ressaltou a secretária.


Dados


A água ocupa 70% da superfície da Terra. A maior parte, 97%, é salgada, sendo assim, apenas 3% do total é doce e, desses, só 0,01% vai para os rios, ficando disponível para uso. O restante está em geleiras, icebergs e em subsolos muito profundos, ou seja, o que pode ser potencialmente consumido é uma pequena fração.


No Brasil, concentram-se em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas.  Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do Semi-Árido, onde os rios são pobres e temporários.


Essa água, no entanto, é distribuída de forma irregular, apesar da abundância em termos gerais. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do País tem disponível 6% do total da água.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.