Divulgação

Baixada Santista

20 DE JANEIRO DE 2016

Palestra sobre uso correto de elevadores na Baixada Santista

Síndicos, zeladores e administradores são o público-alvo; objetivo é incentivar a prática segura na conservação, manutenção e uso do equipamento

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Atualmente, cerca de 12 bilhões de elevadores estão em operação no mundo e transportam um bilhão de pessoas por dia.  Para manter o bom funcionamento do equipamento e evitar a degradação por conta do uso, são necessárias atitudes seguras que nem sempre são adotadas, muitas vezes por falta de conhecimento.

Para orientar os profissionais que trabalham em condomínios, como síndicos, zeladores e administradores, a thyssenkrupp, por meio da Filial Santos, promove para todos os clientes da Baixada Santista o Programa de Palestras de Uso Correto Seu Elevador.

Ministrada por profissionais da empresa, a palestra tem como objetivo incentivar a prática segura na conservação, manutenção e uso do equipamento; além de orientar como proceder em caso de passageiro preso no elevador.

Realizada na sede da Filial, a palestra tem um conteúdo teórico bem completo e aborda desde dicas de segurança até informações referentes às responsabilidades sobre o equipamento, aspectos jurídicos, físicos e estruturais referentes à empresa de assistência técnica, bem como esclarece e tira dúvidas sobre o funcionamento do elevador.

“Muitas vezes o condomínio não sabe, mas de acordo com a legislação vigente, a responsabilidade civil e até mesmo criminal por qualquer acidente envolvendo o elevador será compartilhada entre a empresa que presta serviço de manutenção, o condomínio e o síndico”, alerta Adriano Frank Batista, Gerente da Filial São Paulo/Litoral da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil.

Entre os assuntos discutidos, os que despertam maior interesse no público são os cuidados que devem ser tomados quando o elevador apresenta algum problema. A primeira orientação é não tentar resolver o problema sem a presença do técnico, pois qualquer atitude errada pode colocar as pessoas em uma situação de risco.

Por isso, a thyssenkrupp alerta sobre os riscos e responsabilidades quando é feito o resgate de passageiro preso no elevador sem a ajuda de profissionais treinados. Segundo a norma técnica NBR 16083/2012, o resgate só pode ser feito por técnicos da empresa mantenedora dos serviços de manutenção ou pelo Corpo de bombeiros. Também reforça lembretes de segurança, como a proibição de acesso à casa de máquinas por pessoas não autorizadas.

Entre as orientações para a contratação de uma empresa dois documentos são fundamentais: registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de engenheiros técnicos responsáveis devidamente cadastrados e a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, que garante ao condomínio que existe um engenheiro técnico responsável.

Além da parte teórica, a palestra inclui também vídeos sobre uso correto de elevadores e escadas rolantes criados pela empresa para orientar o público em geral, especialmente as crianças.

A Filial Santos possui um calendário anual de palestras e para se inscrever ou obter informações sobre as próximas datas, o condomínio deve entrar em contato com a empresa, por meio do telefone (13) 2101-6600.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.