Parque do Perequê terá plano de manejo | Boqnews

Cidades

12 DE ABRIL DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Parque do Perequê terá plano de manejo

O lançamento do Programa Cubatão Sustentável ocorre nesta terça-feira (12), às 14h30, no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (Cepema-USP). Composto por seis projetos, entre eles a elaboração do plano de manejo do Parque Ecológico do Perequê e a promoção de diagnóstico do ecomercado de trabalho, o programa […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O lançamento do Programa Cubatão Sustentável ocorre nesta terça-feira (12), às 14h30, no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (Cepema-USP). Composto por seis projetos, entre eles a elaboração do plano de manejo do Parque Ecológico do Perequê e a promoção de diagnóstico do ecomercado de trabalho, o programa tem a duração de cinco.


Já confirmaram a participação os secretários de Meio Ambiente, Bruno Covas (Estado) e César Cunha Ferreira (Município); o promotor de Justiça e Meio Ambiente de Cubatão, Silvio Decillo; o coordenador do Cepema-USP, Claudio Oller; e o gestor do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Itutinga Pilões, Lafaiete Alarcon. Também participam do evento o gerente da Cetesb, Marcos da Silva Cipriano; e, representando a Anglo American Copebrás, Dany Shauer.


O Cubatão Sustentável está inserido nas ações do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado em 29 de setembro de 2010 pelo Ministério Público e Cetesb com a empresa Anglo American Copebrás. Tem como principal meta a promoção da restauração e conservação dos recursos naturais do Parque Ecológico do Perequê e o desenvolvimento social, educacional e profissional de adolescentes da região por intermédio do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ MAIS).


Confira, a seguir, os projetos:
1 – Elaboração de Plano de Manejo do Parque Ecológico do Perequê. Será realizado um diagnóstico ambiental, estabelecendo o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área, assim como o manejo dos recursos naturais. “Possibilitará a organização das atividades, não só as ligadas ao lazer, mas também à Educação Ambiental”, informou o secretário municipal César Ferreira, frisando que o plano de manejo não vai travar os investimentos da Prefeitura programados para este ano visando preparar o parque para a próxima temporada de verão.


2 – Instalação e operacionalização de viveiro de mudas no Perequê. O local contará com espécies nativas da Mata Atlântica para possibilitar a restauração ecológica na Região Metropolitana da Baixada Santista. Também serão desenvolvidas pesquisas para determinar as espécies que melhor se adaptam às condições de solo e poluição encontradas nas áreas degradadas. Haverá ainda um banco de sementes de espécies nativas. De acordo com o projeto, o local propiciará o intercâmbio entre pesquisadores da USP e das instituições de ensino superior da Baixada Santista para o desenvolvimento técnico-científico, além de promover a capacitação de jovens do PJ MAIS nas ações de operacionalização da produção de mudas e de geração de conhecimento técnico-científico.


3 – Restauração e reflorestamento com espécies nativas em áreas degradadas do Parque Ecológico do Perequê e zonas correlacionadas. Esse plano será modelado e orientado conforme indicação e estudos provenientes da elaboração do plano de manejo. Dentre as etapas previstas, estão: isolamento da área, retirada de fatores de degradação, eliminação seletiva de espécies competidoras, implantação de espécies pioneiras atrativas à fauna e o enriquecimento com espécies de interesse econômico.


4 – Avaliação, promoção e divulgação de diagnóstico do ecomercado de trabalho. Segundo projeto, oferecerá ferramentas para a formação ecoprofissional dos jovens do PJ MAIS, ligados ao Núcleo de Educação Ecoprofissional (NEE) de Cubatão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Os jovens participarão das etapas de levantamento de informações do diagnóstico e durante a consolidação dos resultados.


5 – Apoio logístico e gerencial às atividades de educação ambiental do PJ MAIS, do NEE. Promoverá a coordenação e o fornecimento do transporte necessário para a locomoção e participação dos jovens. Será beneficiado o público de até 60 jovens bolsistas e participantes (técnicos e educadores) e suas famílias. A meta é promover o resgate da cidadania e a promoção do ingresso no eco-mercdado de trabalho, a partir de capacitação técnica.


6 – Promoção da participação de jovens do PJ MAIS nas atividades de educação ambiental e demais projetos. Serão fornecidas bolsas-auxílio para até 60 jovens visando seu envolvimento nas atividades citadas anteriormente.


Outras informações sobre o Cubatão Sustentável podem ser obtidas pelos telefones 3362-9350 ou 3362-9363, no Cepema-USP

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.