Pátio de caminhões altera rotina de moradores da Zona Noroeste | Boqnews
Foto: Carla Nascimento

Transtornos

02 DE JUNHO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Pátio de caminhões altera rotina de moradores da Zona Noroeste

Alteração de local do ponto de ônibus e saída constante de caminhões são os problemas encontrados pelos moradores

Por: Carla Nascimento

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Moradores no entorno do sambódromo, no bairro da Areia Branca, na Zona Noroeste, em Santos, estão preocupados com a falta de segurança no entorno.

Além disso, eles aguardam a reabertura da Rua César Augusto de Castro Rios, fechada desde o início do ano, por estruturas de concreto e e ferragens de sustentação.

A via é ligação entre as ruas Haroldo de Camargo e Avenida Afonso Schmidt e passa embaixo do Centro Cultural da Zona Noroeste, hoje uma unidade da Escola Total, programa da Secretaria de Educação de Santos.

Os transtornos pioraram após o Carnaval, quando um terreno para construção de moradias habitacionais passou a servir como estacionamento de caminhões.

O tráfego é intenso colocando em risco os pedestres.

Além disso, funciona também no período noturno, inclusive de madrugada (a partir das 5 horas), com início da entrada e saída de caminhões.

Há um segurança no local, mas nem sempre parece estar presente, reclamam os vizinhos.

Além disso, os moradores se preocupam com o tráfego dos veículos que podem abalar a estrutura das vias.

Reclamações

Vizinha ao estacionamento, a contadora Thays Ribeiro é um das indignadas com a situação.

“Infelizmente, o local traz insegurança, visto que ali por ter pouca iluminação à noite é abrigo para moradores de rua e esconderijo para meliantes”, desabafa.

“Além disso, quem tem moto consegue passar por ali e muitas vezes em alta velocidade podendo causar acidentes com os pedestres”, explica.

“Além de deixar os moradores da via sem outra alternativa para sair, principalmente em caso de chuva, onde uma parte da rua enche e ficamos ilhados”.

Porém, segundo ela, um aspecto importante é a mudança do local do ponto de ônibus, que atende as linhas municipais 139 e 193.

“A situação precisa ser resolvida o mais breve possível e a via ser liberada como prometido pelos órgãos públicos, que até o momento não começaram a execução da obra. Sendo que tem crianças transitando o prédio de um lado para outro, correndo o risco de acidente”.

Não bastasse, com o deslocamento do ponto, há necessidade de dar toda a volta na quadra.

“Andamos mais e estamos mais expostas”, reclama a aposentada Aparecida Maurício.

Antes, ela descia em frente ao prédio onde mora e agora – em razão do fechamento da via – precisa percorrer toda a quadra.

Afinal, os infratores têm livre acesso de bicicleta  pegando o pedestre de surpresa, sem ter como pedir ajuda.

Situação piora principalmente no período noturno, com pouca movimentação.

Ferragens da estrutura do Sambódromo . Foto: Carla Nascimento

Respostas da Prefeitura de Santos

Questionada se existe algum prazo para a reabertura da rua, a Prefeitura de Santos esclarece como está a situação.

“Com relação ao terreno citado na Reportagem, a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego (Seporte), está buscando solução para uma nova área de estacionamento de caminhões, em ações conjuntas com a Autoridade Portuária (APS).

Assim,  novas áreas estão sugeridas para tal finalidade, identificadas como inoperantes pela inteligência da companhia.

Além destas providências, o prefeito Rogério Santos (PSDB) reiterou, na presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do sindicato que representa a categoria, em evento na Associação Comercial de Santos, a necessidade de que o Governo Federal priorize a demanda dos caminhoneiros de forma que área do Município, cedida provisoriamente, seja destinada a produção de novas unidades habitacionais”.

Já sobre a interdição localizada na Passarela do Samba, onde se localizam os ferros de sustentação, a Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) informa que começou, em janeiro, e terminou, em fevereiro, o escoramento do bloco central (passarela) do antigo Centro Cultural da Zona Noroeste.

“Está em andamento a licitação visando contratar uma empresa para elaboração de parecer técnico da situação estrutural. E projetos estruturais de recuperação e reforço do edifício do Centro Cultural da Zona Noroeste”.

Assim, com o projeto pronto, haverá lançamento de licitação para execução da obra de reforço estrutural.

“É importante esclarecer que o escoramento do local será mantido até que a obra de reforço estrutural seja iniciada, por determinação técnica.

Ponto de ônibus desativado localizado na Rua César Augusto de Castro Rios. Foto: Carla Nascimento

Pontos de ônibus

Ademais, sobre a mudança dos pontos de ônibus, a Prefeitura informa que em razão de obras, o transporte realiza a seguinte rota alternativa: Av. Afonso Schimdt, Av. Nossa Senhora de Fátima (Stos/SV), Rua Haroldo de Camargo.

Desse modo, o desembarque dos passageiros acontece temporariamente na Rua Haroldo de Camargo, entre a referida rua e a Rua Jornalista Paulo Matos, onde houve a instalação de um ponto provisório.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.