Permissionários e clientes avaliam Mercado de Peixes que irá completar um ano | Boqnews
Foto: João Pedro Bezerra

Santos

18 DE JUNHO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Permissionários e clientes avaliam Mercado de Peixes que irá completar um ano

Novo local oferece conforto ao cliente, mas há pontos a melhorar

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após quase 12 meses da inauguração, ocorrida em julho do ano passado, o Novo Mercado de Peixes precisou se reinventar diante das mudanças ocorridas na forma de comercialização dos pescados. É consenso que o local oferece muitos pontos positivos, todavia alguns detalhes ainda precisam ser melhorados, segundo a opinião de permissionários e clientes.

As novas dependências foram erguidas pela iniciativa privada e contam com 20 boxes que faziam parte do antigo mercado e da Rua do Peixe, ocupando um espaço de 20 mil², que abriga também um restaurante comandado pelo chef Dário Costa, vencedor do reality show Mestre do Sabor exibido pela TV Globo, no ano passado.

Limpeza e segurança

No tocante aos aspectos positivos, uma das principais melhorias foi na questão da higiene, haja visto que a limpeza no espaço é constante, dando mais segurança aos clientes.

Ana Fonseca que esteve no Novo Mercado de Peixes pela primeira vez gostou da mudança “No antigo mercado, a higiene me preocupava, pois tinha muito inseto, agora o ambiente é climatizado e tenho a sensação que posso escolher o pescado com mais tranquilidade e segurança”: Outro ponto interessante é que com o ambiente fechado, o Mercado não tem mais problemas relacionados à chuva e ao forte sol, que por muitas vezes já afastou a clientela.

Permissionários

Os permissionários ressaltaram que ainda é cedo para fazer uma análise sobre o novo local. Segundo eles, a pandemia da Covid-19 tem sido um fator que diminuiu as vendas. “Nós tivemos alguns prejuízos na Semana Santa, que é a época com a maior procura por peixes, devido ao lockdown no fim de março e no início de abril ocorreram algumas dificuldades. A esperança é que com a vacinação em massa, a situação volte ao normal, pois o Mercado de Peixes tem controle de pessoas para não haver aglomeração”, ressalta Thaís Silva, do box Palhinha Pescados.

Para Sandro de Oliveira, permissionário da Peixaria Super Jóia, o movimento até que teve um aumento significativo nos quatro primeiros meses, entretanto a procura pelos pescados caiu com a chegada da segunda onda do coronavírus, ele cita que uma das formas para driblar as dificuldades são as entregas pelo delivery, uma tendência para os clientes e restaurantes.

Alexandre Rodrigues, da Peixaria Canaã, espera que as vendas tenham um aumento com os eventos no Santos Convention Center.

Em síntese, os permissionários afirmaram que a clientela é a mesma e que por conta das despesas do novo local, os produtos tiveram um pequeno aumento no preço final, justamente para suprir as contas.

 

Aspectos negativos

Os pontos negativos do Novo Mercado de Peixes estão mais na área externa. Um dos maiores problemas é o acesso principal, já que a ciclovia fica em frente à porta principal, podendo causar acidentes entre pedestres e ciclistas, que muitas vezes não respeitam as faixas de trânsito. Além disso, com o descarregamento dos pescados, os pedestres não tem espaço para andar nas calçadas e assim optam pela rua.

O estacionamento também é um ponto a ser discutido, pois muitos trabalhadores do Porto deixam o carro no local durante todo o dia. A equipe de Reportagem detectou a presença de flanelinhas, um problema constante desde a inauguração.

Questionada sobre o uso irregular do estacionamento, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos está em tratativas com a Associação dos Permissionários do Mercado de Peixes para melhor organizar o uso das vagas do estacionamento, que conta com 40 lugares.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.