Peruíbe vai ganhar Unidade de Pronto-Atendimento | Boqnews

Cidades

30 DE JULHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Peruíbe vai ganhar Unidade de Pronto-Atendimento

Durante a reunião do Conselho de Intergestores Bipartite, em São Paulo (SP), foi aprovada a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Peruíbe, junto ao ambulatório que está sendo construído no Parque D’Aville. O Ministério da Saúde irá disponibilizar verba para a construção de uma unidade tipo I, constituída com até oito leitos […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Durante a reunião do Conselho de Intergestores Bipartite, em São Paulo (SP), foi aprovada a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Peruíbe, junto ao ambulatório que está sendo construído no Parque D’Aville.


O Ministério da Saúde irá disponibilizar verba para a construção de uma unidade tipo I, constituída com até oito leitos e voltada para atender de 50 a 150 pacientes por dia. O custeio mensal e os equipamentos também serão mantidos com recursos do Ministério da Saúde.


A UPA funcionará como suporte ao SAMU, que também será implementado no município. Por esse motivo o atendimento deverá ser mais eficaz, porque está diretamente relacionado ao trabalho das equipes de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), que por meio de centrais de regulação serão capazes de diagnosticar a gravidade do caso e decidir o encaminhamento dos pacientes para a UPA ou hospitais.


Criado em 2002, o projeto das UPAs integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e prestam atendimento emergencial de baixa e média complexidade 24 horas por dia aos portadores de quadro clínico agudo e atendem a diversas demandas da população, especialmente à noite e aos fins de semana, quando a rede básica e o Programa Saúde da Família não funcionam.


As unidades recebem a população e avaliam cada situação. Os pacientes podem ser tratados e liberados, permanecer em observação por até 48 horas ou ser removidos para um hospital, em casos de natureza cirúrgica ou trauma. Nestes casos, as UPAs fazem o primeiro atendimento, a estabilização e o diagnóstico que define a necessidade de encaminhar o paciente para uma unidade hospitalar.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.