Pesquisa subsidiará plano de reabertura de atividades na Baixada Santista | Boqnews
Foto: Divulgação coronavírus

Levantamento

20 DE ABRIL DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Pesquisa subsidiará plano de reabertura de atividades na Baixada Santista

Cada etapa abrangerá 2.500 pessoas dos nove municípios da Baixada Santista, distribuídas proporcionalmente pelo número de habitantes – em Santos, estima-se cerca de 600 participantes

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As cidades da Baixada Santista irão realizar, de forma conjunta, pesquisa epidemiológica para identificará o nível de circulação na região do novo coronavírus, causador da covid-19.

Assim, o estudo pretende subsidiar as decisões para uma possível retomada das atividades econômicas e sociais, tão logo se encerre o período de quarentena estendido até 10 de maio próximo pelo Governo Estadual.

Portanto, o levantamento terá uma amostragem total de 10 mil pessoas e será feito por amostragem, via sorteio, em quatro etapas a cada 15 dias para verificar a evolução da pandemia.

Dessa forma, cada etapa abrangerá 2.500 pessoas dos nove municípios da Baixada Santista, distribuídas proporcionalmente pelo número de habitantes – em Santos, estima-se cerca de 600 participantes.

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa, o médico infectologista Marcos Caseiro, da Secretaria de Saúde de Santos, destaca a importância desse trabalho para conhecer a real dimensão do problema na região.

 

Ações preventivas

Assim, mesmo elogiando as ações preventivas adotadas pelas cidades da Baixada, que tem conseguido atender a contento as demandas de atendimento geradas pela doença, o médico qualifica a manutenção do período de isolamento social como fundamental para evitar a circulação acelerada do vírus.

“Não podemos baixar a guarda até que tenhamos um quadro real da pandemia na região”.

Financiado pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), o levantamento terá a parceria com universidades locais e será utilizado para nortear um plano de retomada das atividades na Cidade, como explicou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, em depoimento realizado nas redes sociais.

“Santos tem mais de 80 mil pessoas acima de 60 anos. Seria uma irresponsabilidade abrir tudo, então, tomamos decisões ouvindo especialistas”, destacou, salientado que a pesquisa tem previsão de apresentar resultado até 10 de maio,

 

Infectologista defende a realização da pesquisa para avaliar o atual estágio de casos na região. Foto: Divulgação

Retomada

Segundo o prefeito, a Prefeitura se dedica também à elaboração de um plano de retomada econômica junto a grupo técnico da Administração Municipal e especialistas do setor econômico da Cidade.

Assim, adiantou também, como parte do plano de plano de retomada, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) contratará costureiras e cooperativas de costura para colaborar na produção de máscaras de tecido de proteção individual contra o coronavírus, a serem distribuídas a toda população. Interessadas podem enviar e-mail para [email protected].

O pagamento será realizado por produção, na modalidade RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo). As costureiras recebem kits de tecido TNT e linha para produção em suas residências.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.