Pesquisa mostra que pessoas com deficiência querem se tornar empreendedoras | Boqnews
Foto: Banco de Imagens Freepik

Governo do Estado

06 DE DEZEMBRO DE 2023

Pesquisa mostra que pessoas com deficiência querem se tornar empreendedoras

Levantamento da Fundação Seade foi realizado em parceria com Sebrae-SP e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Pesquisa conduzida pela Fundação Seade revela que 60% das 15.388 pessoas com deficiência que contataram o Sebrae-SP para obter informações sobre empreendedorismo, já têm, estão abrindo ou pretendem abrir um negócio próprio.

Sendo assim, realizado em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e o Sebrae-SP, o estudo mostra: entre homens, 64% já têm, estão abrindo ou pretendem abrir negócio próprio; entre mulheres, são 60%.

No interior, é maior a parcela que já tem, está abrindo ou pretende abrir negócio: 62%, ante 59% na Região Metropolitana de São Paulo.

A pesquisa, denominada Empreendedorismo e Pessoa com Deficiência, aponta que este segmento da população concentra significativo contingente de pessoas com potencial para contribuir de modo dinâmico com a produtividade e o consumo no Estado de São Paulo.

Desse modo, o estudo mostra que 27% já trabalham em negócio próprio e que 66% desse grupo estão no mesmo empreendimento há mais de três anos. Para 67% dos entrevistados, a opção pelo negócio próprio decorre da dificuldade de arrumar um emprego. E 57% têm a percepção de que é mais difícil abrir um negócio próprio por causa da deficiência.

“É de extrema importância somar esforços para que o trabalho pela inclusão seja realizado em conjunto por meio do poder público e da sociedade civil. Com ações exitosas no atendimento das demandas deste segmento da população, poderemos avançar muito”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Sobre a pesquisa

Portanto, para a realização da pesquisa, a Fundação Seade realizou 1.223 entrevistas por telefone entre os dias 7 e 11 de setembro de 2023 em todas as regiões do Estado de São Paulo.

Sobre o Seade

Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo.

 

Além disso, confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.