Pioneirismo e Inclusão: Santos inaugura clínica escola para autistas | Boqnews
Foto: João Pedro Bezerra

Santos

09 DE OUTUBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Pioneirismo e Inclusão: Santos inaugura clínica escola para autistas

Equipamento será a primeira unidade pública do país

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na última quarta-feira (7), a primeira clínica-escola pública para autistas no Brasil foi inaugurada em Santos. A unidade funcionará em uma área da antiga escola estadual Braz Cubas no bairro do Marapé.

O equipamento conta com capacidade para 120 pessoas, tendo a previsão de funcionamento para novembro. Para atender à necessidade das crianças e jovens que vão frequentar a área, o ambiente foi totalmente planejado, com diversos equipamentos, como um centro odontológico, sala de reunião, espaço recreativo, cantina, quadra poliesportiva e uma horta no térreo. Já no segundo andar, funcionarão as salas de integração para atender as pessoas.

Diversos profissionais entre fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físicos, dentistas, psiquiatras, nutricionistas e assistentes sociais vão atuar no local que terá outros trabalhadores nas áreas de administração, segurança e limpeza.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa destacou o pioneirismo da cidade na entrega da obra. Segundo ele, alguns municípios do Estado de São Paulo já procuraram as autoridades de Santos para saber sobre a clínica-escola, visando uma futura construção.

Além disso, o político destacou que parte do recurso para o investimento do local veio por meio da arrecadação do Baile da Cidade, realizado em janeiro.

“Este é o primeiro equipamento no Brasil, com essa estrutura multidisciplinar tendo a visão para as crianças. Por conta da pandemia, o atendimento no mês de novembro terá uma capacidade menor, seguindo os protocolos de segurança”, ressaltou o prefeito.

Grupo Acolhe Autismo

O projeto da clínica-escola teve participação direta do Grupo Acolhe Autismo. Os pais buscaram um espaço único para crianças e jovens que possuem o transtorno, por meio de reinvindicações na Prefeitura e também juntamente aos vereadores. Para a presidente da organização, Ana Lúcia Félix o equipamento vai construir mais sonhos de crianças com autismo.

“Foram cinco anos de batalha pelo projeto. Eles terão um espaço estruturado, o que vai beneficiar o tratamento e a terapia. O mais importante é que as crianças se sentirão bem, com ajuda dos profissionais capacitados”.

Já Ana Paula Chacur, que também participa do grupo e tem dois filhos autistas, ressaltou a importância da clínica-escola. “Ser mãe é desafiador, eu e o grupo trabalhamos em busca de um único propósito que é oferecer dignidade à comunidade autista com a área planejada” concluiu.

Parceria

A clínica-escola conta com uma área de 500m² e terá a gestão compartilhada entre a Prefeitura de Santos, (Secretaria Municipal de Saúde) e a iniciativa privada daorganização social USC Saúde que acabou vencendo o chamamento público.

De acordo com a presidente da organização, Caroline Teixeira, o espaço é importante para a Cidade. “O atendimento será referência. Já temos 34 profissionais contratados para acolher o autista e também a família neste espaço”. Vale destacar que o Brasil ainda não tem dados oficiais do número de autistas no País, contudo o diagnóstico e o tratamento evoluem a cada ano.

Foto: João Pedro Bezerra

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.