Transporte

Piracicabana e BR Mobilidade lançam o aplicativo ‘Quanto Tempo Falta?’

O aplicativo permite que os usuários tenham acesso em tempo real as linhas de ônibus em Santos e Praia Grande. Além do transporte intermunicipal metropolitano da Baixada Santista

04 de fevereiro de 2020 - 14:43

João Pedro Bezerra

Da Redação

Compartilhe

A tecnologia já está presente no transporte da região da Baixada Santista há alguns anos. Basta ver a quantidade de motoristas de aplicativo da Uber, 99 Taxis e Cabify.

Recentemente acompanhamos a ‘onda’ do patinete elétrico que movimentou as ruas de Santos e São Vicente.

Com os avanços tecnológicos, o transporte público tenta uma modernização para atender as necessidades da população.

A empresa Piracicabana, responsável pelas linhas municipais de Santos e Praia Grande e a BR Mobilidade, consórcio que administra o transporte intermunicipal da região lançaram o aplicativo ‘Quanto Tempo Falta’ oficialmente nesta terça-feira (04) na Agência Metropolitana da Baixada Santista no Centro de Santos.

O aplicativo permite que o usuário veja em tempo real o horário dos ônibus. Além disso, os passageiros podem selecionar um ponto de partida e automaticamente a ferramenta faz uma seleção dos veículos próximos ao local de destino.

Os usuários também ficam dentro do prefixo do ônibus. Assim é possível ver se o veículo tem ar-condicionado, wi-fi, integração com VLT e o nome do motorista.

A ferramenta ainda disponibiliza uma área voltada para os estudantes e quem usa o Cartão Transporte.

Durante a apresentação, a Piracicabana e a BR Mobilidade descreveram o futuro do serviço em cinco palavras chaves.

  •  tecnologia
  •  sustentabilidade
  •  conectividade
  •  transparência
  •  confiança

Para o gerente de tecnologia das empresas, Orlando Fontoura o desenvolvimento da plataforma foi feito com a participação das pessoas através do ‘feedback’ tanto de pontos positivos, como negativos. “Estamos conseguindo entregar um aplicativo que realmente atenda às necessidades do passageiro, através de uma plataforma coerente e simples de ser entendida”.

O aplicativo já possui 32.023 instalações ativas e 21.500 acessos diários.

Outras Questões

O diretor da Piracicabana e BR Mobilidade, Alceu Cremonesi Júnior, falou sobre a questão do ar-condicionado nos ônibus intermunicipais.

Segundo ele, ainda não tem previsão para os veículos serem climatizados. “Já existe um estudo em negociação com órgãos gestores, principalmente no custo do combustível que é alto”.

Além disso, Alceu ressaltou a importância da integração dos ônibus com o VLT, sobretudo quando o trecho 2 do transporte sobre os trilhos for concluído.

O aumento da tarifa de ônibus em Santos no mês passado para R$ 4,65 foi outro assunto questionado. Para o diretor da empresa, a regra da política das tarifas é seguida com critérios expostos no contrato.

O aplicativo foi apresentado pelo diretor das empresas, Alceu Cremonesi Júnior/ Foto: João Pedro Bezerra

 

LEIA TAMBÉM: