Plano de Contratação Social beneficiará 600 trabalhadores | Boqnews

Cidades

02 DE JULHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Plano de Contratação Social beneficiará 600 trabalhadores

A Prefeitura de Cubatão assinará, no próximo dia 8, um termo de cooperação técnica com as empresas Construcap e RS Construções, que atuam no Polo Industrial de Cubatão, visando qualificação e contratação simultâneas de 600 trabalhadores. Pelo acordo – inserido no Plano de Contratação Social da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento -, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura de Cubatão assinará, no próximo dia 8, um termo de cooperação técnica com as empresas Construcap e RS Construções, que atuam no Polo Industrial de Cubatão, visando qualificação e contratação simultâneas de 600 trabalhadores.


Pelo acordo – inserido no Plano de Contratação Social da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento -, cada uma daquelas empresas contratará 250 serventes de obras para trabalharem na construção do laminador de tiras a quente da Usiminas. Durante cinco meses, estes trabalhadores frequentarão, após a jornada de trabalho, cursos de capacitação profissional. A Construcap será responsável pela formação de 250 carpinteiros e a RS Construções, de 250 armadores.


Esses cursos serão ministrados na Fábrica da Comunidade, mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Terminados os cursos, os trabalhadores continuarão empregados nas empresas na condição de meio-oficiais e, após avaliação, serão classificados, tornando-se profissionais.


Ainda dentro do Plano de Contratação Social, a Construcap se comprometerá a contratar 100 jovens sem nenhuma experiência de trabalho, de maneira a contribuir com o Programa Primeiro Emprego, que, a exemplo do PCS, também faz parte do Pacto Pelo Emprego, lançado em abril pela Prefeitura e que conta com a participação das indústrias e do comércio locais.
   
A escolha das profissões carpinteiro e armador deve-se ao fato delas serem as mais requisitadas pelas empresas que atuam nas obras de expansão do Polo Industrial, principalmente na Usiminas. Tanto a Construcap, como a RS Construções, não têm encontrado, no mercado de mão-de-obra local, número suficiente daqueles profissionais para atender à demanda.


Estes profissionais têm sido requisitados por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), mas poucos aparecem para ocupar as vagas. No último dia 29, por exemplo, estavam sendo chamados 150 pedreiros e 150 armadores.


Pelo PAT


Todos os trabalhadores a serem beneficiados pelo Plano de Contratação Social devem ser cadastrados no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que funciona na Rua Fernando Costa, 1096, telefones (13) 3361-1227 e 3361-2247.


A escolha deles, segundo Vagner Ferreira de Freitas, do departamento de convênios da Prefeitura, será feita a partir dos registros daquele órgão. “Por isso, recomendamos aos trabalhadores que se cadastrem no PAT e àqueles que se cadastraram há muito tempo para providenciarem a atualização de seus dados”, explicou. Segundo Vagner, uma vez escolhidos, os trabalhadores serão notificados em seus endereços.


A exemplo de outros programas do Pacto Pelo Emprego, será dada prioridade aos moradores de Cubatão.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.