O Departamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OC), da Prefeitura de Santos, apresentou seu trabalho na Câmara Municipal de Peruíbe para auxiliar na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) naquela cidade.
O diretor do Depods, Fábio Tatsubô, apresentou o case santista sobre como é possível transformar políticas públicas por meio do uso estratégico de dados, indicadores, planos de ação transversais e pactuação de metas. O enfrentamento das mudanças climáticas também foi abordado.
Aliás, o convite veio através do vereador de Peruíbe, Fernando Uraguti, com o objetivo conhecer iniciativas estratégicas de governança municipal alinhadas à Agenda 2030, como o Termo de Compromisso do Movimento Nacional ODS SP; o programa Meu Município pelos ODS, da Secretaria-Geral da Presidência da República; o IDSC-BR – Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, do Programa Cidades Sustentáveis, e o Selo de Governança Sustentável, da Caixa Econômica Federal.
Práticas sustentáveis
Além disso, Fernando diz que pretende usar Santos como exemplo para desenvolver práticas sustentáveis. “Acredito que investir na agenda dos ODS é investir no futuro da cidade. É assumir um compromisso concreto com o desenvolvimento sustentável, com a melhoria contínua dos indicadores e, sobretudo, com a qualidade de vida da população. Quando o município se empenha de forma responsável e estratégica, os resultados deixam de ser apenas metas globais e passam a se refletir diretamente no cotidiano da sociedade”.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.