Plantio de árvores marca Dia do Meio Ambiente em São Vicente | Boqnews

Cidades

05 DE JUNHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Plantio de árvores marca Dia do Meio Ambiente em São Vicente

A sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, começou com diversas atividades envolvendo estudantes das Escolas Municipais de São Vicente. Todas estas ações tinham um único objetivo: chamar a atenção para a preservação das florestas, matas, mangues e rios e aconteceram de diversas maneiras. Até o dia 10 de junho, acontecem outros eventos em alusão […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, começou com diversas atividades envolvendo estudantes das Escolas Municipais de São Vicente. Todas estas ações tinham um único objetivo: chamar a atenção para a preservação das florestas, matas, mangues e rios e aconteceram de diversas maneiras. Até o dia 10 de junho, acontecem outros eventos em alusão à semana em toda a Cidade.


No Conjunto Tancredo Neves os moradores “adotaram” mudas de árvores. Cada um será responsável por cuidar do vegetal plantado por dezenas de crianças de creches e escolas do núcleo. As espécies são Ipê, Ipê-anão e Flamboyant-anão. A iniciativa foi apoiada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).


Passeata


Na Área Continental, mais de 500 crianças de oito escolas saíram em passeata pelas ruas do Jardim Irmã Dolores, Jardim Rio Branco, Samaritá, Vila Ema e Parque das Bandeiras para chamar a atenção dos moradores. Portando faixas com mensagens alusivas à preservação das águas e das matas, os estudantes, professores, diretores e funcionários das unidades distribuiram panfletos que explicavam como é a coleta seletiva, e a importância de separar o lixo.


Funcionários da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) acompanhavam a ação e com um caminhão recolhiam materiais recicláveis. À tarde acontece uma pedalada na região que compõe a programação da Semana de Conscientização e Preservação ao Meio Ambiente.


Amigos da Escola


Ainda nesta sexta-feira, haverá ampla programação na EMEF Armindo Ramos (Rua Sergipe, 131 – Samaritá). A escola ficará aberta ao público, oferecendo, em parceria com o Projeto Amigos da Escola, oficinas de sabão vegetal, culinária, artesanato com material reciclado, orientações sobre reciclagem, água e esgoto.


Aprendiz do Turismo – Ainda durante o Dia Mundial do Meio Ambiente, será lançado o Projeto Aprendiz de Turismo, que visa a ressaltar as principais características do bairro. Outra comemoração é a entrega das carteiras e cadeiras escolares reformadas pelos alunos, que substituíram a borracha do equipamento da classe pelas tampas de garrafas plásticas (PET). A ação integra o projeto de preservação do patrimônio escolar, recicla e reduz o consumo de material de manutenção dos objetos.


Oficinas


Tendas montadas no Horto Municipal (Avenida Anita Costa, s/nº – Vila Voturuá) e na Praça Barão vão oferecer oficinas de reciclagem e dicas de como aplicar sustentabilidade no cotidiano de até domingo, das 10 às 17 horas. Assuntos como separar o lixo orgânico do lixo reciclável, descartar baterias, pilhas e celulares nos pontos autorizados, manter a rede de esgoto ligada à estação de tratamento, evitar o desperdício de água e luz, entre outros. A Secretaria de Cultura e os Centros Educacionais e Educativos (CERs) farão apresentações culturais referentes ao tema nos estandes.


Artistas em Ação


Encontro no Museu da Imagem e do Som (Praça 22 de Janeiro, s/nº) discute diretrizes relacionadas à destruição da humanidade por agressão ao meio ambiente, no sábado (6), das 9 às 12 horas.


O evento começa com performance realizada com pequenos lixos recolhidos pela Cidade. Em seguida acontece uma palestra ministrada pelo presidente do movimento Artistas em Ação de São Vicente, César Luiz Morais. A programação termina com a exibição do filme Última Hora, dirigido pelo ator Leonardo Di Caprio. A entrada é gratuita.


A Semana é promovida por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Secretaria da Educação (Seduc), Codesavi, Secretaria de Transportes, Segurança e Defesa Social (Setrans), Secretaria da Saúde (Sesau) e tem colaboração do Projeto Coração Nunca Envelhece. Conheça outras atividades:


8 a 10/6 – das 10 às 17 horas – Estande na Praça Barão do Rio Branco, com orientação e conscientização sobre meio ambiente;
9/6 – Mutirão de conscientização no comércio.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.