Podcast conta fatos e curiosidades da história de Santos | Boqnews

Santos

13 DE FEVEREIRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Podcast conta fatos e curiosidades da história de Santos

Episódios podem ser acompanhados no YouTube e Spotify

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um mergulho na história e nos aspectos que moldaram a Cidade como conhecemos hoje. Essa é a proposta do podcast, lançado no início de fevereiro, “Santos nos Caminhos da Memória”, que aborda temas diversos, ao longo de cinco episódios, como imigração, cinema de rua e personagens singulares da história da região.

O projeto, um dos contemplados pela Lei Aldir Blanc, no prêmio Mesquitinha, foi idealizado e produzido pela historiadora da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Karime Moussalli, que apresenta o programa na companhia de outros dois historiadores: Odair José Pereira e Rodrigo Macedo de Paiva Grillo e o narrador Bruno Fracchia.

“Quando vi que o edital da Lei Aldir Blanc havia saído, percebi que era a chance de dar visibilidade para esses aspectos da história e da memória santista, além de dar voz a temas e sujeitos históricos que acabaram se tornando esquecidos. Pensei em fazer algo que chamasse e despertasse o interesse pela história de Santos”, contou a historiadora.

Episódios

Dois episódios do podcast já foram lançados: o primeiro traz o título “Um mar de gente” e fala sobre a imigração na região. Já o segundo, sobre a abolição da escravidão, traz o nome “Mito ou verdade? Santos, afinal, foi ou não foi uma cidade abolicionista?”. O próximo episódio, intitulado “A cultura negra no seio da Cidade: o Carnaval”, será lançado nesta segunda-feira (15) nas plataformas digitais.

Karime adianta, ainda, que o quarto programa terá como temática as mulheres santistas que se destacaram em várias áreas como teatro, dança e jornalismo, dando ênfase à história de Rosinha Mastrângelo e o Teatro Arena, enquanto o quinto e último episódio trará a arte e cultura transmitidas pelos cinemas de rua. “Poucos sabem, mas Santos foi uma das cidades com maior número de salas de cinema no Brasil. Essa era uma das principais formas de divertimento da região, principalmente entre as décadas de 1920 e 1960”.

Para ouvir os episódios já disponíveis, basta acessar o canal do YouTube ou Spotify.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.