Operações

Polícia Federal combate o tráfico internacional de drogas no Porto

Investigação aponta uso de terminais portuários de Santos e Navegantes (SC) para enviar remessas de cocaína para a Europa

27 de agosto de 2019 - 14:14

Da Redação

Compartilhe

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça (27), duas operações para combater tráfico internacional de drogas por meio do porto.

As ações acontecem em São Paulo (Santos, Guarujá e São Paulo); Santa Catarina (Itajaí, Balneário Camboriú); Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Bahia (Salvador). No litoral paulista, a operação foi batizada de Alba Vírus.

São cumpridos 42 mandados de busca e 18 mandados de prisão temporária. 12 pessoas foram presas e 6 continuam foragidas.

Os investigados estão enquadrados nos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de entorpecentes e associação para o tráfico.

Em fevereiro deste ano, uma prisão em flagrante feita no Guarujá identificou membros da organização criminosa.

Além disso, foram encontrados vídeos onde mostravam os integrantes inserindo cocaína em meio a cargas lícitas, em contêineres que tinham a Europa como destino.

A investigação aponta que o grupo enviou uma remessa com mais de 6 toneladas de cocaína para o exterior.

Já em Itajaí, foi deflagrada a Operação The Wall. 3 mandados de busca e apreensão, e 24 mandados de prisão são cumpridos.

Ação teve início em dezembro de 2018, após apreensão de 1,7 tonelada de cocaína no porto de Antuérpia (Bélgica).

Posteriormente, foi constatado que a mesma quadrilha era responsável pelos 588 kg de cocaína apreendidos em abril deste ano, no porto de Navegantes (SC).