Poluentes da frota municipal serão verificados nesta terça (5) | Boqnews

Cidades

05 DE JANEIRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Poluentes da frota municipal serão verificados nesta terça (5)

O programa de controle da poluição ConscientizAR, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), irá aferir a emissão de poluentes nos ônibus que servem à Cidade nesta terça-feira (5), até as 15 horas, no Terminal Tude Bastos, na Avenida do Trabalhador com a Rotatória Parceria, no Bairro Sítio do Campo. Será a primeira vez que […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O programa de controle da poluição ConscientizAR, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), irá aferir a emissão de poluentes nos ônibus que servem à Cidade nesta terça-feira (5), até as 15 horas, no Terminal Tude Bastos, na Avenida do Trabalhador com a Rotatória Parceria, no Bairro Sítio do Campo.


Será a primeira vez que o programa medirá os níveis de uma frota municipal, que em Praia Grande é composta por 69 veículos, sendo 54 ônibus e 15 microônibus. A ação se repetirá todas as terças-feiras, durante os meses de janeiro e fevereiro.


Para o chefe do Departamento de Transporte, da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp), Claudenir de Barros Carneiro, a expectativa é de bons resultados. “Temos uma das frotas mais novas e modernas do Brasil. Todos os veículos que estão circulando no Município foram adquiridos durante o ano de 2009”.


De acordo com gerente regional Baixada Santista, da EMTU, Rogério Plácido das Neves, o programa tem como objetivo a conscientização ambiental. “Através desta ação, que visa melhora na qualidade do ar, com o controle de poluentes nos ônibus, esperamos incentivar os donos de veículos particulares para que também verifiquem em seus carros”, ressalta.


Aferição


A medição dos níveis de poluentes é feita por um aparelho chamado opacímetro, um instrumento portátil constituído por um banco óptico, sonda e maleta com cabos. Através de um facho de luz, o aparelho verifica a cor da fumaça e as partículas de poluição presentes. A aferição é processada por um software instalado em um laptop.


O processo leva cerca de 15 minutos por veículo. O opacímetro é colocado no escapamento dos ônibus, tanto os que estão localizados ao lado da roda, quanto os que ficam na parte superior, que são acessados com auxilio de uma plataforma.


Para serem aprovados, os veículos precisam estar de acordo com os padrões estabelecidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Em caso de irregularidade, o prazo para se adequar ao nível de emissão permitido e passar por nova vistoria é de sete dias. A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado.


Criado em agosto de 2008, o ConscientizAR tem como objetivo informar operadoras sobre a necessidade de manter os motores dos ônibus regulados e, consequentemente, reduzir a emissão de poluentes dos veículos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.