População recebe alerta sobre câncer bucal | Boqnews

Cidades

26 DE OUTUBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

População recebe alerta sobre câncer bucal

Promovida pela prefeitura de Santos, a Campanha de Saúde Bucal ocorre até quinta-feira (28), na Praça Maúa, no Centro Histórico, das 9h às 16h, onde são mantidas duas unidades móveis odontológicas para atendimento gratuito por dentistas e auxiliares. O objetivo é ensinar a fazer o autoexame para evitar a doença, que tem mais incidência em […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Promovida pela prefeitura de Santos, a Campanha de Saúde Bucal ocorre até quinta-feira (28), na Praça Maúa, no Centro Histórico, das 9h às 16h, onde são mantidas duas unidades móveis odontológicas para atendimento gratuito por dentistas e auxiliares.

O objetivo é ensinar a fazer o autoexame para evitar a doença, que tem mais incidência em maiores de 40 anos que fumam, bebem e se expõem ao sol. Um dos primeiros a ser atendido foi o estivador Márcio dos Santos, 39 anos. “Já perdi dois dentes, então tenho que cuidar da saúde”.

A auxiliar de serviços gerais Ivone Maria de Souza, de 55, aproveitou a hora do almoço. “Como sou fumante, é importante checar para ver se tenho alguma coisa. Agora vou fazer tratamento dentário normal”. Com consulta marcada ao dentista, a costureira Maria de Jesus, de 45, também resolveu checar a saúde bucal. “Vou de seis em seis meses, sempre estou cuidando”.

Se diagnosticado precocemente, o câncer tem cura. “As pessoas devem ir ao dentista para prevenir, porque às vezes há lesão na boca e nem sempre dói”, disse a chefe da Seção de Atenção à Rede e Prevenção em Saúde Bucal, da SMS, Ercilla Wiggert, salientando que a maioria das pessoas procura atendimento médico já em estágio tardio.

A campanha inclui também a distribuição de folderes explicativos sobre o autoexame. Havendo suspeita de lesão, os pacientes são encaminhados aos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas) da prefeitura.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.