Praça Barão do Rio Branco começa a ser revitalizada | Boqnews
Foto: Carlos Nogueira/PMS

Bicentenário da Independência

01 DE JULHO DE 2022

Praça Barão do Rio Branco começa a ser revitalizada

Praça será revitalizada e se integrará ao Pantheon dos Andradas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Integração do espaço com o Pantheon dos Andradas e com a Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo; valorização do patrimônio histórico; melhorias de acessibilidade. São estas as intervenções previstas na revitalização da Praça Barão do Rio Branco, no Centro Histórico de Santos. Os serviços começaram nesta quinta-feira (30) com limpeza da praça e demolição de piso na área próxima à Justiça Federal.

A intervenção faz parte de um conjunto de obras, ações e festividades em comemoração ao Bicentenário da Independência e deverá ser entregue em setembro. Toda a programação está sendo definida pela Comissão do Bicentenário designada pela Prefeitura de Santos e formada por representantes de diversas secretarias, Instituto Histórico e Geográfico, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, Movimento Pró-Memória José Bonifácio, universidades e a Comissão Especial dos Vereadores (CEV) do Bicentenário.

No espaço de quase 3.800m² serão realizadas melhorias de pavimentação e drenagem, iluminação no solo, recuperação do piso em pedra portuguesa e novo paisagismo. “O projeto de revitalização prevê ainda a instalação de lixeiras, floreiras e bancos, e melhorias na iluminação e acessibilidade para valorizar o patrimônio histórico”, informa o engenheiro Danilo Uvara, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).

A obra é executada pela Sabino Comércio & Empreiteira Ltda., empresa vencedora da licitação com o valor total de R$ 1.662.658,59, incluindo material, mão e obra e maquinário. Os recursos são do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município  (Fundurb) e o projeto é de autoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Praça 50, Largo do Carmo, Largo da Cadeia, Travessa do Arsenal, Beco do Rato. Estes foram os nomes da Praça Barão do Rio Branco, localizada no Centro Histórico de Santos. Ela começa na Rua Augusto Severo e Rua Antonio Prado, e termina na Praça da República.

Além do Panteão dos Andradas – onde repousam os restos mortais de José Bonifácio de Andrada e Silva e seus ilustres irmãos Martim Francisco e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva, a praça é o endereço da Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo.

Ainda no centro da praça está o monumento a Gaffrée e Guinle, executado em 1934 pelo escultor italiano Lorenzo Massa, em homenagem aos fundadores da Companhia Docas de Santos e saneadores do porto. A Praça Barão do Rio Branco é um dos destaques da Linha Turística do Bonde, passeio que percorre os principais pontos de interesse histórico e cultural do centro de Santos.

Ainda como parte das intervenções na Cidade pelo Bicentenário da Independência, também está prevista a restauração do Pantheon dos Andradas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.