Praça e fonte entram em novas etapas de recuperação em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Obras

25 DE ABRIL DE 2022

Praça e fonte entram em novas etapas de recuperação em Santos

Piso antiderrapante diante do templo será recomposto até o fim de maio

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Começaram nesta segunda-feira (25) os reparos no piso fulget, também conhecido como granito lavado, que recobre a praça de entrada da Basílica de Santo Antônio do Embaré (Av. Bartolomeu de Gusmão, 32).

Após vistoria no local, foi constatada a necessidade de reparos em 190m² do revestimento, de acordo com o secretário de Serviços Públicos Wagner Ramos. “O piso é antigo e está desgastado pela ação do tempo e pelo uso”, explicou. O fulget tem em sua composição pedras naturais pequenas e cimento, garantindo uma superfície porosa e áspera, o que torna o piso antiderrapante.

O secretário estima que a recuperação do pavimento esteja concluída até o final do próximo mês, dependendo das condições do tempo. Os serviços representam um investimento de R$ 32 mil e estão a cargo da empreiteira Agile.

O projeto de revitalização da praça de acesso à basílica se completa com focos de luz, que valorizarão ainda mais os detalhes do templo. Os serviços se inserem, também, nos preparativos das comemorações do centenário de criação da Paróquia de Santo Antônio do Embaré e da presença dos freis capuchinhos na comunidade santista, celebração que tem como ponto alto o dia 22 de dezembro.

Com serviços de pintura, entrou na fase final a revitalização da Fonte de Santo Antônio, instalada na praça do mesmo nome, em frente à basílica, no canteiro central da Avenida Bartolomeu de Gusmão. Ocupando aproximadamente 290m², a fonte, que comporta 15 mil litros de água, receberá pintura interna especial, com tinta mais resistente, semelhante à utilizada nas demarcações de solo. Todo o mosaico que reveste o local passou por manutenção e reparos.

Na sequência, a fonte receberá iluminação interna, jatos de água em direção ao monumento do santo e 10 peixes em resina acrílica, restituindo as características originais. Também serão instalados bicos especiais que envolverão em uma névoa a figura de Santo Antônio.

A iluminação terá variações de cor, marcando a passagem de datas e eventos importantes. “Em outubro, o tom será rosa, lembrando o mês de prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero, enquanto em novembro a iluminação será azul, alusão ao mês mundial de combate ao câncer de próstata”, explicou Rodrigo Paixão, assessor técnico da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pela supervisão do serviço. Os trabalhos estão a cargo de oito funcionários da Prefeitura Regional da Zona da Orla/Intermediária.

Todas as intervenções respeitam as exigências do Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos), que em 2012 decretou o tombamento da fonte, por estar na área envoltória de proteção da Pinacoteca Benedicto Calixto. A fonte tem nível de proteção total (NP-1).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.