Praia Grande alerta para combate ao câncer de mama | Boqnews

Cidades

09 DE NOVEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Praia Grande alerta para combate ao câncer de mama

De segunda a sexta-feira (de 9 a 13 de novembro), a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande organiza a Semana Municipal de Combate ao Câncer de Mama. As unidades de atenção básica (Usafas e Multiclínicas) realizam palestras e orientam como detectar essa temida doença. As mulheres são as principais vítimas, mas homens também […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

De segunda a sexta-feira (de 9 a 13 de novembro), a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande organiza a Semana Municipal de Combate ao Câncer de Mama. As unidades de atenção básica (Usafas e Multiclínicas) realizam palestras e orientam como detectar essa temida doença. As mulheres são as principais vítimas, mas homens também podem ser acometidos do mal.


Nas 20 unidades, cada uma organizou sua programação. Para mais detalhes basta procurar o posto mais próximo de casa. Esse é o 13º ano consecutivo que acontece a programação, que inclui, além de orientação, o incentivo ao auto-exame. A semana antecede o Mutirão de Mamografia (organizado pelo Estado), que realizará três mil exames a partir do dia 14 – e segue até dia 24 em três clínicas da Cidade.


Paciente com mais de 35 anos, que tem antecedente familiar de câncer de mama (mãe, irmã ou filha) ou com mais de 40 e que nunca fizeram o exame ou estão há mais de um ano sem fazer, serão agendadas para passar com o médico da Usafa, que as encaminhará à clínica responsável para o exame. A Sesap realiza mamografia como exame de rotina, dentro dos critérios estabelecidos. Já a ultra-sonografia é voltada a pacientes com menos de 30 anos com sintomas ou como complementação de uma mamografia pré-existente.


Autoexame


Esse procedimento simples de apalpar as mamas deve ser feito por toda mulher com mais de 15 anos de idade. No chuveiro, com um braço na nuca e outro na mama, ela deve dedilhá-la de fora para dentro, como se estivesse tocando um piano, da axila até a auréola. Depois, deve fazer o mesmo do lado oposto e repetir o processo deitada. Se tiver dúvidas ou encontrar algum caroço, mesmo que minúsculo, procure a unidade de atenção básica e agente consulta com um médico.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.