Praia Grande confirma primeiro caso de gripe A | Boqnews

Cidades

13 DE AGOSTO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Praia Grande confirma primeiro caso de gripe A

O Instituto Adolfo Lutz confirmou segunda-feira (10) o primeiro caso de “gripe suína”, causada por Influenza A (H1N1), de munícipe de Praia Grande. Segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap), trata-se de paciente do sexo feminino, de 21 anos, sem histórico de contato com outras pessoas infectadas, nem viagem para fora do Município. A paciente […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Instituto Adolfo Lutz confirmou segunda-feira (10) o primeiro caso de “gripe suína”, causada por Influenza A (H1N1), de munícipe de Praia Grande. Segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap), trata-se de paciente do sexo feminino, de 21 anos, sem histórico de contato com outras pessoas infectadas, nem viagem para fora do Município. A paciente ficou em isolamento residencial até o último sábado (8), quando teve alta.


O caso evoluiu para cura sem nenhuma complicação. Ela foi atendida no Pronto-socorro Central no dia 1 de agosto. Depois de discussão com infectologistas do hospital de referência regional Guilherme Álvaro, em Santos, foi coletado material e enviado para análise. A jovem passa bem e não há registro de pessoas com sintomas da Influenza A (H1N1), que tiveram em contato com a moça.


A Sesap orienta a população para que não dê atenção a tabelas com diferenças entre a gripe comum e a nova gripe. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dores de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa saber se o que se tem é a gripe comum ou a nova. Ao ter algum desses sintomas, o melhor é procurar um médico num dos prontos-socorros (Central, Quietude e Samambaia).


Funcionárias grávidas — Na tarde desta terça-feira (11), o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, se reúne com corpo técnico para viabilizar a retirada de funcionárias gestantes do atendimento ao público em caráter preventivo, diante da ameaça do vírus da nova gripe. Para diminuir o risco de contágio, as servidoras da Sesap serão remanejadas para funções administrativas.


Balanço


Ao todo, desde 29 de julho, a Vigilância Epidemiológica do município notificou 22 casos suspeitos da “nova gripe”. Destes, dois tiveram resultados negativos e foram descartados por não preencherem critérios, e um caso foi confirmado. A Sesap afirma que está seguindo orientações do Ministério da Saúde e, há mais de 10 dias, mantém pólo avançado de atendimento para pessoas que estão com sintomas de gripe no PS Quietude, seja da sazonal (que acomete milhares de pessoas todos os anos) ou da Influenza A (H1N1).


Foram atendidas mais de 400 pessoas nesse ínterim, sendo que 250 (pouco mais de 60%) apresentavam quadro gripal. Outro pólo está montado no PS Central, no Bairro Boqueirão, mas depende do movimento no Quietude para começar a atender.


Todos os esforços estão sendo feitos para detectar, o mais rápido possível, os casos graves. Leitos de isolamento estão disponíveis no Hospital Municipal Irmã Dulce – da Sesap e gerenciado pela Fundação do ABC (FuABC) – na retaguarda do atendimento a gestantes, principal grupo de risco. Os médicos da rede de atenção básica (Usafas e Multiclínicas) estão orientados a priorizar essas pacientes.


Panfletagem


O Município colocou nas ruas 50 mil cartazes e panfletos, que orientam a população, sobre como se prevenir da “nova gripe”, que circula livremente no País. Mesmo assim, não há motivo para pânico apesar do quadro de pandemia. Um Comitê de Emergência – reunindo membros da Prefeitura, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – foi criado para articular ações em situações emergenciais.


MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA GRIPE (INFLUENZA)


Para reduzir o risco de contrair ou transmitir doenças respiratórias, incluindo a gripe (influenza) e o novo vírus A (H1N1), algumas medidas devem ser adotadas:
– Lavar as mãos com água e sabão antes das refeições e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
– Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
– Proteger a boca e o nariz com lenços de papel ao tossir ou espirrar;
– Indivíduos com quadro gripal devem evitar contato com pessoas mais vulneráveis ao contágio (crianças, gestantes, idosos, diabéticos, cardíacos, doentes pulmonares etc);
– Indivíduos com sintomas da gripe devem evitar aglomerações e ambientes fechados;
– Manter os ambientes ventilados;
– Nos casos suspeitos ou confirmados, as pessoas devem ficar em repouso, alimentar-se bem e tomar bastante líquido.
IMPORTANTE: recomenda-se que o indivíduo doente fique em casa durante a primeira semana depois de ter começado a sentir os sintomas.
– Paciente com quadro gripal, que apresentar falta de ar, forte dor abdominal, no peito ou nas costas, convulsões, confusão mental ou alterações da consciência, deve procurar atendimento médico.
Cuidados que devem ser adotados em casa:
– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
– Procure não tocar olhos, nariz e boca;
– Lavar as mãos com frequência, usando água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
– Manter o ambiente ventilado;
– Evitar locais fechados e aglomerações.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.