Sustentabilidade

Praia Grande recebe certificado de qualificação do Programa Município Verde Azul

Iniciativa busca apoiar a gestão ambiental dos municípios do Estado. A cidade desenvolvendo ações em prol do meio ambiente nos últimos anos, e lidera o ranking na Baixada Santista

15 de julho de 2019 - 16:55

Da Redação

Compartilhe

Praia Grande recebeu o certificado de qualificação do ‘Município Verde Azul’ (PMVA), primeira fase do programa neste ano de 2019.

A Cidade tem demonstrado cada vez mais preocupação e colocado em prática ações relacionadas a preservação do meio ambiente.

Por conta disso o Município seguiu a tendência dos últimos anos e deu novo salto no ranking. Dessa forma, pulou do 94º lugar para a inédita 41ª posição.

Outro detalhe importante desta fase inicial do ‘Município Verde Azul’ é que Praia Grande alcançou 65,37 pontos e garantiu a primeira colocação entre os municípios da Baixada Santista.

Um dado demonstra a dificuldade de avançar nesta primeira etapa do programa. Dos 638 municípios que participam, apenas 164 foram qualificados.

A certificação final com a entrega do selo do programa ocorrerá no final do ano.

Na cidade

Todos os trabalhos desenvolvidos em solo praia-grandense relacionados ao ‘Município Verde Azul’ são gerenciados pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) local.

Os técnicos da pasta são os responsáveis também por organizarem os relatórios das ações e tarefas cumpridas. Esse material é encaminhado para os dirigentes do programa que analisam todo conteúdo.

A cerimônia da etapa de qualificação para a certificação do programa ocorreu em Bauru.

Participaram do encontro o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Rodrigues Penido, o coordenador do Programa Município Verde Azul estadual, José Walter.

Além disso, estiveram presentes os representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande, o secretário Israel Lucas Evangelista, da diretora da Divisão de Controle e Licenciamento, Elaine dos Santos Rovati, da chefe da Seção de Programas Socioambientais, Mariane Laurentino Ferreira, do Diretor da Divisão de Apoio, Aniello Garcia Annunciato.

E, ainda, da chefe da Seção de Normatização e Desenvolvimento Ambiental, Felipe Porto Medeiros Santos.

O secretário de Meio Ambiente de Praia Grande comentou sobre a importância do certificado. E também como Praia Grande vem trabalhando de forma intensa para cumprir as metas do PMVA.

“Praia Grande conquistou mais uma vez o certificado de qualificação. Isso é motivo de orgulho para todos, ainda mais porque estamos em primeiro lugar na Baixada Santista. Nossa Cidade vem lutando e crescendo a cada dia, por isso é muito gratificante ter esse reconhecimento, é sinal que o Município está cumprindo seu papel, defendendo a bandeira e lutando pela sustentabilidade”.

Planejamento

A chefe da Seção de Programas Socioambientais da Sema, Mariane Laurentino, explicou que as ações terão continuidade ao longo do ano visando a certificação final.

“No final do ano terá uma nova avaliação. Nossa meta é conseguir a certificação, para isso precisamos somar, no mínimo, 80 pontos dentro das 10 diretivas propostas. No total, são 85 tarefas a serem cumpridas”.

Mariane explicou ainda que para que a Cidade tenha êxito nas iniciativas propostas é fundamental a interação que já vem ocorrendo entre as secretarias municipais.

“O Município conta com uma equipe bem dedicada e trabalhando muito para conseguir a certificação final. São informações e serviços que realizados por outras pastas, que nos passam as informações e transformamos em relatórios para serem enviados aos coordenadores do PMVA”.

Destaques

Entre as ações de destaque da Prefeitura de Praia Grande estão: aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, e destinação correta de resíduos da construção civil (RCC).

Além disso, arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, e balneabilidade das praias.

E, ainda, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o meio ambiente.

Além das ações efetuadas pela Prefeitura, uma outra parte fundamental neste processo é a população.

Campanhas educativas focando nos temas ambientais e de sustentabilidade já fazem parte do cotidiano da Cidade.

Dessa forma, a ideia é intensificar ainda mais, visando uma maior conscientização e participação de todos.

Sustentabilidade

O Programa Município VerdeAzul foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007.

Ele tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios.

E, ainda, estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

O ranking completo pode ser visto neste link.

LEIA TAMBÉM: